As missões de Otorrinolaringologia e Audiologia chefiadas pelo Prof. Dr. João Paço, diretor clínico do Hospital CUF Infante Santo estiveram em São Tomé e Príncipe, naquelas que foram as 14ª, 15ª e a 16ª missões desta especialidade em 2015, no âmbito do projeto “Saúde para Todos: Programa Integrado – Projeto de Cuidados Especializados e Telemedicina”.
De 28 de fevereiro a 7 de março, de 23 a 30 de maio e de 11 a 18 de julho, a equipa de missionários portugueses constituída por médicos, enfermeiros, audiologistas e uma terapeuta da fala provenientes do Hospital CUF Infante Santo exerceram a sua atividade clínica no Hospital Dr. Ayres de Menezes, no Hospital Dr. Manuel Quaresma Dias da Graça e nos centros de saúde de Neves e de Água Izé, tendo realizado 123 consultas de otorrinolaringologia, 68 intervenções cirúrgicas, 218 consultas e 535 exames de audiologia, 90 consultas de próteses auditivas, 106 exames audiométricos e 41 consultas de terapia da fala.
Foram também realizados vários rastreios auditivos neonatais em São Tomé e no Príncipe, ministradas formações para o tratamento de próteses auditivas na ausência das missões, bem como formações dirigidas às enfermeiras da neonatologia para a realização de rastreios auditivos. Foi ainda realizada uma ação de sensibilização sobre a saúde vocal nas escolas e várias reuniões clínicas sobre rastreio auditivo neonatal e consulta de audiofonologia. As Jornadas Luso-São-Tomenses de Otorrinolaringologia regressaram ao Centro Cultural Português com o tema “A Voz e a Patologia Cervical”, naquela que foi a 3ª edição deste encontro anual.
Continua em curso o projeto de investigação que tem como objetivo determinar se existe uma associação entre os traços de hemoglobinopatias e a surdez neuro sensorial e eventuais causas da surdez em São Tomé e Príncipe. Foi também feita a avaliação da evolução das crianças seguidas nas missões anteriores e a referenciação de doentes para a próxima missão, que vai decorrer até ao final deste ano.
A primeira missão de otorrinolaringologia teve lugar em 2011, e desde então têm sido regulares as idas de profissionais de saúde desta especialidade a São Tomé, contando com o apoio do Hospital CUF Infante Santo e da Amplifon, no âmbito do “Saúde para Todos: Especialidades”, implementado pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde e dos Assuntos Sociais de São Tomé e Príncipe e que conta com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Fundação Calouste Gulbenkian.
Saiba mais sobre este projeto aqui.