No evento estiveram presentes o Presidente do Conselho de Administração do IMVF, Paulo Freitas, que recebeu o prémio das mãos do eurodeputado propoente, Carlos Coelho, os outros dois galardoados com o prémio, o Professor Mário Ruivo e a Dra. Manuela Eanes, e os eurodeputados portugueses Carlos Zorrinho, José Inácio Faria e João Ferreira.
O IMVF foi reconhecido pelo trabalho que tem vindo a fazer nas áreas da cooperação e educação para o desenvolvimento. Na edição de 2015 foi dada preferência a projetos ligados ao atual Ano Europeu para o Desenvolvimento. “Gostaria de sublinhar a circunstância de que para além do Instituto ter sido reconhecido pelos seus pares nacionais, foi reconhecido pelo júri europeu, ou seja, a chancelaria europeia reconheceu o mérito desta instituição e isso é algo que nos apraz de forma especial”, afirmou o eurodeputado Carlos Coelho.
Desde 2008 que o Parlamento Europeu atribui todos os anos a um conjunto de cidadãos e/ou organizações de vários países da União Europeia o Prémio do Cidadão Europeu, reconhecendo o trabalho na promoção de um melhor entendimento mútuo e de uma maior integração dos cidadãos ou na melhoria da cooperação transfronteiriça ou transnacional da União Europeia.
Os três galardoados portugueses vão participar a 14 e 15 de outubro de 2015, no Parlamento Europeu em Bruxelas, numa cerimónia que reunirá os vencedores selecionados nos 28 Estados-membros.