O Instituto Marquês de Valle Flôr recebeu no dia 4 de setembro o Prémio do Cidadão Europeu 2015 atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu, numa cerimónia que decorreu no Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal. Este prémio reconhece pessoas ou organizações que promovem o entendimento e a integração dos cidadãos na União Europeia e a cooperação entre países.

No evento estiveram presentes o Presidente do Conselho de Administração do IMVF, Paulo Freitas, que recebeu o prémio das mãos do eurodeputado propoente, Carlos Coelho, os outros dois galardoados com o prémio, o Professor Mário Ruivo e a Dra. Manuela Eanes, e os eurodeputados portugueses Carlos Zorrinho, José Inácio Faria e João Ferreira.

O IMVF foi reconhecido pelo trabalho que tem vindo a fazer nas áreas da cooperação e educação para o desenvolvimento. Na edição de 2015 foi dada preferência a projetos ligados ao atual Ano Europeu para o Desenvolvimento. “Gostaria de sublinhar a circunstância de que para além do Instituto ter sido reconhecido pelos seus pares nacionais, foi reconhecido pelo júri europeu, ou seja, a chancelaria europeia reconheceu o mérito desta instituição e isso é algo que nos apraz de forma especial”, afirmou o eurodeputado Carlos Coelho.

Desde 2008 que o Parlamento Europeu atribui todos os anos a um conjunto de cidadãos e/ou organizações de vários países da União Europeia o Prémio do Cidadão Europeu, reconhecendo o trabalho na promoção de um melhor entendimento mútuo e de uma maior integração dos cidadãos ou na melhoria da cooperação transfronteiriça ou transnacional da União Europeia.

Os três galardoados portugueses vão participar a 14 e 15 de outubro de 2015, no Parlamento Europeu em Bruxelas, numa cerimónia que reunirá os vencedores selecionados nos 28 Estados-membros.

Spread the love