O projeto europeu implementado em Portugal pelo IMVF “Desafiar a Crise – Promover a Justiça Global e o Envolvimento dos Cidadãos em Tempos de Incerteza” é um dos organizadores do evento global “Light the way” (ilumina o caminho) em Portugal, que decorreu na passada 5ª feira, dia 24 de setembro, a partir das 16 horas, na Praça D. Pedro IV (Rossio), em Lisboa.

 

Esta ação global, promovida pelo movimento internacional Action 2015, realiza-se na véspera da Cimeira sobre os Objetivos das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, onde os líderes mundiais de 193 países estarão reunidos para decidir os novos objetivos globais para o Desenvolvimento que se pretende que venham a travar os problemas mais urgentes dos nossos tempos: pobreza, desigualdade e alterações climáticas. A Action 2015 é uma das maiores campanhas da sociedade civil do mundo, formada por mais de 2.000 organizações em cerca de 150 países.
 
No âmbito da iniciativa “Light the way”, em Lisboa, todos os que passarem pelo Rossio a partir das 16 horas do próximo dia 24 de setembro podem escrever num mural os seus desejos para o mundo em 2030, ficar a conhecer melhor os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que o mundo terá de concretizar até 2030, tirar uma fotografia num cenário especial ou participarem na criação de um vídeo que servirá para divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Às 20 horas as luzes da praça serão apagadas durante alguns minutos e serão lançados 17 balões luminosos que irão voar pelos céus de Lisboa representando cada um dos ODS.
 

A organização da iniciativa em Lisboa explica que os balões luminosos “representam a esperança na criação de um mundo mais justo e sustentável em 2030. A luz simboliza uma nova oportunidade, mas também a força das pessoas que estão a iluminar o seu próprio caminho e a das pessoas que irão colocar os líderes sob os holofotes mediáticos para que eles cumpram as suas promessas. Esta cimeira é uma oportunidade histórica para acelerar o progresso rumo a um futuro melhor para todos. Os objetivos mundiais, que serão anunciados no dia 25 de setembro têm o potencial de dar forma aos próximos 15 anos de desenvolvimento global e criar um impulso para alcançar um acordo de longo prazo sobre o clima em dezembro”.

Esta é uma iniciativa promovida pelo movimento internacional Action 2015, organizada em Portugal pelo projeto do IMVF “Desafiar a Crise” e pelo Ano Europeu para o Desenvolvimento com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Plataforma Portuguesa das ONGD e da UNRIC – Centro Regional de Informação das Nações Unidas.

Mais informações em www.action2015.org

A nova agenda para 2030

No dia 25 de setembro tem início a Cimeira das Nações Unidas, em Nova Iorque, na qual 193 lideres mundiais se vão comprometer com a adoção de 17 objetivos globais para o desenvolvimento, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A nova agenda de ação, que vai percorrer os próximos 15 anos, resulta do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para pôr fim à pobreza extrema, combater a desigualdade e injustiça, e corrigir as alterações climáticas, baseando-se nos progressos e lições aprendidas com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, entre 2000 e 2015.

 

Quais são 17 ODS?

Objetivo 1: Erradicação da pobreza
Objetivo 2: Erradicação da fome
Objetivo 3: Saúde de qualidade
Objetivo 4: Educação de qualidade
Objetivo 5: Igualdade de género
Objetivo 6: Água potável e saneamento
Objetivo 7: Segurança energética
Objetivo 8: Emprego digno e crescimento económico
Objetivo 9: Indústria, inovação e infraestruturas
Objetivo 10: Redução das desigualdades
Objetivo 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Objetivo 12: Consumo responsável
Objetivo 13: Combate às alterações climáticas
Objetivo 14: Proteção dos recursos marinhos
Objetivo 15: Proteção dos ecossistemas terrestres
Objetivo 16: Paz e justiça
Objetivo 17: Parcerias para os objetivos

Fonte: UNRIC – Centro Regional de Informação das Nações Unidas

Spread the love