O projeto europeu implementado em Portugal pelo IMVF “Desafiar a Crise – Promover a Justiça Global e o Envolvimento dos Cidadãos em Tempos de Incerteza” é um dos organizadores do evento global “Light the way” (ilumina o caminho) em Portugal, que decorreu na passada 5ª feira, dia 24 de setembro, a partir das 16 horas, na Praça D. Pedro IV (Rossio), em Lisboa.
A organização da iniciativa em Lisboa explica que os balões luminosos “representam a esperança na criação de um mundo mais justo e sustentável em 2030. A luz simboliza uma nova oportunidade, mas também a força das pessoas que estão a iluminar o seu próprio caminho e a das pessoas que irão colocar os líderes sob os holofotes mediáticos para que eles cumpram as suas promessas. Esta cimeira é uma oportunidade histórica para acelerar o progresso rumo a um futuro melhor para todos. Os objetivos mundiais, que serão anunciados no dia 25 de setembro têm o potencial de dar forma aos próximos 15 anos de desenvolvimento global e criar um impulso para alcançar um acordo de longo prazo sobre o clima em dezembro”.
Esta é uma iniciativa promovida pelo movimento internacional Action 2015, organizada em Portugal pelo projeto do IMVF “Desafiar a Crise” e pelo Ano Europeu para o Desenvolvimento com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Plataforma Portuguesa das ONGD e da UNRIC – Centro Regional de Informação das Nações Unidas.
Mais informações em www.action2015.org
A nova agenda para 2030
No dia 25 de setembro tem início a Cimeira das Nações Unidas, em Nova Iorque, na qual 193 lideres mundiais se vão comprometer com a adoção de 17 objetivos globais para o desenvolvimento, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A nova agenda de ação, que vai percorrer os próximos 15 anos, resulta do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para pôr fim à pobreza extrema, combater a desigualdade e injustiça, e corrigir as alterações climáticas, baseando-se nos progressos e lições aprendidas com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, entre 2000 e 2015.
Quais são 17 ODS?
Objetivo 1: Erradicação da pobreza
Objetivo 2: Erradicação da fome
Objetivo 3: Saúde de qualidade
Objetivo 4: Educação de qualidade
Objetivo 5: Igualdade de género
Objetivo 6: Água potável e saneamento
Objetivo 7: Segurança energética
Objetivo 8: Emprego digno e crescimento económico
Objetivo 9: Indústria, inovação e infraestruturas
Objetivo 10: Redução das desigualdades
Objetivo 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Objetivo 12: Consumo responsável
Objetivo 13: Combate às alterações climáticas
Objetivo 14: Proteção dos recursos marinhos
Objetivo 15: Proteção dos ecossistemas terrestres
Objetivo 16: Paz e justiça
Objetivo 17: Parcerias para os objetivos
Fonte: UNRIC – Centro Regional de Informação das Nações Unidas