O Programa de Apoio aos Atores Não-Estatais (UE-PAANE) “Nô Pintcha Pa Dizinvolvimentu” organizou em 2015 dois djumbais temáticos, um cine djumbai e dois djumbais regionais, que marcaram o início da realização destes ciclos de debates em Bafatá e Gabu.

Com o objetivo de reforçar as capacidades da sociedade civil guineense em diferentes matérias, estes encontros temáticos promovem o conhecimento e a partilha de experiências, estimulando o debate e a reflexão crítica entre os especialistas e os participantes. Os djumbais que se realizaram em março e setembro tiveram como temas a boa governação interna e a legislação laboral na Guiné-Bissau, respetivamente, tendo contado com a presença de 74 pessoas e vários especialistas nas referidas áreas.

Já a primeira edição do cine djumbai, que decorreu em outubro, teve como tema a mutilação genital feminina – excisão. O filme exibido foi “Moolaadé”, do senegalês Ousmane Sembéne, que aborda a temática da mutilação genital feminina praticada em alguns países africanos, através do confronto entre o Moolaadé (direito à proteção) e a Salindé (excisão tradicional). Os comentários ao filme ficaram a cargo da Presidente do Comité Nacional para o Abandono das Práticas Nefastas à Saúde da Mulher e Criança, Fatumata Djau Baldé, tendo-se seguindo um debate sobre o tema. Neste encontro participaram 70 pessoas de diferentes organizações da sociedade civil guineense.

O ano de 2015 ficou também marcado pelo arranque de dois djumbais regionais, um sobre recursos naturais, com destaque para as experiências e desafios a nível da proteção das florestas e dos rios, em Bafatá, e o segundo sobre a liderança das mulheres, com destaque para o papel da mulher na comunidade e na política e a mulher face à exclusão social, em Gabu, tendo ambos decorrido no mês de junho.

Os ciclos de djumbais temáticos consistem num conjunto de debates promovidos junto dos Atores Não Estatais guineenses, que se pretende que venham a contribuir para uma sociedade civil mais consciente e ativa, com espírito crítico e ferramentas para influenciar os decisores nacionais ao nível das políticas internas de desenvolvimento. O próximo djumbai vai ter lugar no dia 5 de novembro de 2015, em Bissau e terá como tema o direito de acesso à terra na Guiné-Bissau. Este será o 14º djumbai realizado desde o início destes ciclos em 2014.

O Programa de Apoio aos Atores Não-Estatais (UE-PAANE) “Nô Pintcha Pa Dizinvolvimentu” é financiado pela União Europeia no quadro de um contrato de prestação de serviços de assistência técnica assinado pelo Governo de Guiné-Bissau e o consórcio formado pelo IMVF e pela CESO.

Consulte os programas dos 5 djumbais aqui.
Saiba mais sobre este projeto aqui.

Spread the love