Dicionário do Desenvolvimento – Tod@s contam para a Cidadania Global
Portugal
Este projeto integra-se no domínio da Educação para a Cidadania Global e pretende sensibilizar, capacitar e mobilizar atores estratégicos, e a comunidade em geral, para os desafios do desenvolvimento local e global, consciencializando para o potencial social que cada um apresenta, enquanto cidadão do mundo, no exercício dos seus diferentes papéis na sociedade.
Beneficiários: Professores/as do primeiro ciclo, alunos do primeiro ciclo, migrantes e técnicos de Organizações da Sociedade Civil.
Objetivos:
Global: Contribuir para a promoção do pensamento crítico e para o exercício de uma cidadania global ativa por parte dos cidadãos residentes em Portugal.
Específico: Sensibilizar os beneficiários da ação para a existência de desigualdades mundiais, para compreenderem a existência de interdependências globais e serem capacitados para agir em prol de um mundo mais justo e sustentável.
Atividades:
Este projeto pretende:
- Criar e dinamizar comunidades interculturais de aprendizagem para a cidadania global, com pelos 20 imigrantes;
- Envolver na reflexão sobre os temas do desenvolvimento e na implementação de ações de cidadania global pelo menos 150 alunos e 6 professores de duas comunidades escolares;
- Elaborar um “Dicionário do Desenvolvimento” e um guia de exploração, com o contributo de 120 alunos e 20 imigrantes;
- Disseminar o “Dicionário do Desenvolvimento”, pelo menos por 100 Organizações da Sociedade Civil, 100 escolas e 56 atores de Educação para a Cidadania Global.
Parceiros: Fundação Cidade de Lisboa (enquanto entidade promotora) e Associação Renovar a Mouraria
Financiamento: Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Localização
- Portugal
Duração
- 18 Meses: Julho 2017 a Dezembro 2018