Em 2015 realizaram-se duas missões de ortopedia em São Tomé e Príncipe, nos períodos de 20 a 26 de junho e de 5 a 12 de dezembro, tendo a equipa de médicos portugueses exercido atividade no Hospital Dr. Ayres de Menezes ao abrigo do Saúde para Todos: Programa Integrado – Projeto de Cuidados Especializados e Telemedicina.

Em ambas as missões, a equipa composta por médicos e enfermeiros portugueses do Hospital Dona Estefânia e do Hospital de Vila Franca de Xira foi chefiada pela Dra. Susana Norte Ramos e pela Dra. Glória Magalhães, respetivamente, tendo contado com a colaboração de ortopedistas do Hospital Dr. Ayres Menezes e respetivos membros do bloco operatório em todas as intervenções realizadas.

Primeiramente foi feita a identificação do material disponível – o Hospital de Vila Franca de Xira doou material ortopédico e cirúrgico ao Hospital Dr. Ayres de Menezes – para a realização dos procedimentos cirúrgicos. Após a avaliação de mais de 40 doentes previamente triados pelos ortopedistas locais em consulta foram identificados os casos passíveis de tratamento cirúrgico no decorrer das missões. No total, realizaram-se 27 cirurgias a pacientes entre os 3 e os 61 anos e foram levadas a cabo várias formações on the job e sessões clinicas no Hospital.

No final das missões, a equipa considerou que os objetivos previamente definidos foram cumpridos, nomeadamente a nível do plano cirúrgico inicialmente delineado, e destacou a boa colaboração que existiu entre as equipas médicas portuguesas e são-tomenses, mantendo-os informados sobre a evolução dos doentes após o regresso dos médicos a Portugal.

Atualmente o Saúde para Todos desenvolve missões em 23 especialidades com a colaboração de 27 hospitais e instituições de saúde portuguesas para complementar o leque de cuidados necessários com eficácia operacional e baixo custo (cerca de 18% quando comparados com os custos do sistema nacional de saúde português), sendo possível reduzir o número de evacuações sanitárias de São Tomé e Príncipe para Portugal

A primeira missão de ortopedia ocorreu em 2009, com idas frequentes dos médicos missionários a São Tomé e Príncipe no âmbito do projeto: “Saúde para Todos – Especialidades” implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr em parceria com o Ministério da Saúde e dos Assuntos Sociais de São Tomé e Príncipe e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Direção Geral da Saúde.

Saiba mais sobre este projeto aqui.

Spread the love