O que se entende por Educação para a Cidadania Global, qual a importância da sua promoção, quais os resultados do inquérito online lançado a Organizações da Sociedade Civil sobre esta temática na Alemanha, Portugal e Roménia? Estas são algumas das questões que têm resposta neste estudo desenvolvido pelos parceiros do projeto Despertar para a Educação Global.
Este estudo tem como objetivo delinear uma plataforma comum que servirá de base ao trabalho a realizar por todos os intervenientes na área de Educação para a Cidadania Global (ECG), analisar os requisitos cruciais para o subsequente desenvolvimento das atividades do projeto e constituir-se como um contributo consistente para um debate mais alargado sobre ECG. Para tal, foram identificados os aspetos específicos sobre a situação da Educação para a Cidadania Global na Alemanha, Portugal e Roménia, bem como a nível europeu.
O principal propósito do projeto Despertar para a Educação Global é o desenvolvimento de cursos de formação dirigidos a representantes da sociedade civil dos países parceiros, preparando-os para atuarem como multiplicadores em Educação para a Cidadania Global e proporcionando formação atualizada e o desenvolvimento de competências, conhecimentos e compreensão sobre a teoria e a prática da ECG. O consequente aumento do número de multiplicadores qualificados nesta área, na Europa, acabará por contribuir para uma melhoria da qualidade global da ECG.
O projeto Despertar para a Educação Global – Reforçar as competências dos membros das Organizações da Sociedade Civil europeia é financiado pela União Europeia e, em Portugal, é apoiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo IMVF e pela AIDGLOBAL. Na Alemanha é implementado pelo DEAB, na qualidade de líder do projeto, pelo FINEP e pelo EPiZ, e na Roménia pela APSD-Agenda 21.
Estudo Global What? disponível para consulta e download aqui.
Saiba mais sobre este projeto aqui.