Os parceiros envolvidos no projeto europeu Museu Mundial, coordenado em Portugal pelo IMVF, marcaram presença numa reunião de 3 dias, que decorreu entre 26 e 29 de janeiro de 2016, em Esslingen, na Alemanha. No final, as palavras identificadas para descrever o projeto foram: Parceria, Transformação, Inovação e Criatividade.

O encontro juntou as 10 instituições envolvidas neste projeto, que, em conjunto, avaliaram e monitorizaram o impacto das 41 instalações associadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estão em exibição em mais de 5 museus europeus, na Alemanha, Hungria, República Checa e Portugal. São várias as temáticas de Educação para a Cidadania Global presentes nestas instalações, tais como biopirataria, igualdade de género, acesso à água, comércio justo, rotas comerciais e educação. Através de abordagens inovadoras, o objetivo foi integrar estes temas nas exposições permanentes dos museus, informando e sensibilizando os visitantes para os desafios globais e possíveis soluções a esses desafios.

“Para nos posicionarmos perante os temas glocais temos primeiro que os conhecer. E essa foi uma das primeiras premissas deste projeto. Dar a conhecer os ODM e os ODS como pilares do processo de Desenvolvimento, numa lógica de divulgar informação factual e atual e conseguindo simultaneamente desencadear a reflexão perante a instalação”, esclareceu a equipa de Cidadania Global do IMVF, que acrescentou: “A aprendizagem continuada que conseguimos fazer vai ao encontro das expectativas iniciais”. Assim, os resultados das avaliações em todos os países parceiros não deixam dúvidas: os visitantes afirmaram que as instalações valorizaram as coleções permanentes dos museus, aumentaram o nível de conhecimento sobre as temáticas de Educação para a Cidadania Global e incitaram à atuação para a mudança social”.

Nesta reunião, concluiu-se também que a sustentabilidade do projeto está assegurada, quer através das formações dirigidas aos técnicos educativos dos museus, que se prevê que venham a desenvolver diferentes atividades pedagógicas que permitam novas perspetivas sobre estas temáticas, quer através de mesas-redondas, do website do projeto (www.museomundial.org) e de um mini manual que reúne informação sobre algumas das instalações implementadas nos vários países. Os parceiros estão confiantes de que mais museus irão adoptar a estratégia apresentada pelo projeto e que irão incluir temas relacionados com a Educação para a Cidadania Global, reforçando as suas atividades educativas com esses conteúdos. “Sabemos que a semente foi lançada, mas a mudança é um processo individual. Temos certeza que contribuímos para uma análise informada e realista e continuaremos a sensibilizar e a informar para a transformação social que irá assegurar um mundo mais justo, digno e sustentável”, afirmou a equipa de Cidadania Global do IMVF.

Em Portugal, o projeto Museu Mundial é coordenado pelo IMVF, em estreita parceria com a Câmara Municipal de Loures e com o Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, conta com o financiamento da União Europeia e com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Saiba mais sobre este projeto aqui.

Spread the love