Com a conclusão do primeiro conjunto de ações de formação de 2015/16 dirigidas aos professores das disciplinas de língua portuguesa, matemática, inglês, francês, história, ciências naturais, física e química do ensino secundário, o projeto Escola + Fase II reforça a oferta de formação contínua disponibilizada aos professores são-tomenses desde 2014. As 6 ações de formação, que decorreram entre novembro de 2015 e janeiro de 2016, foram frequentadas por uma média de 20 formandos cada e tiveram a duração de 25 horas.

Cada formação é concebida e dinamizada pelos professores cooperantes que integram o projeto, sob orientação da coordenadora pedagógica, com a colaboração de docentes da Universidade de São Tomé e Príncipe e do Centro Politécnico de Formação Profissional, entidades que as certificam. O objetivo destas ações é contribuir para o reforço dos conhecimentos científicos e das competências pedagógicas dos professores são-tomenses, num processo que visa, também, promover a consciencialização da importância da formação contínua para o desenvolvimento profissional do professor.

Ainda no corrente ano letivo, está prevista a oferta, a partir de abril, de mais um conjunto de formações nas áreas curriculares, que virão juntar-se às formações transversais (Didática Geral e Práticas de Escrita II – o Texto) e à formação específica em Técnicas de Carpintaria (para professores de educação visual e oficinal) ainda a decorrer. Esta oferta formativa estende-se à Região Autónoma do Príncipe, onde já se concluiu a ação em Geometria e onde se iniciará em breve a formação em Práticas de Escrita I – a Língua.

A formação contínua é uma das atividades da linha de ação “Competências dos professores melhoradas”, que se articula com o programa “Formação e Capacitação de Professores e Educadores” do Plano Decenal do Ministério da Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe.

O projeto Escola + Fase II é implementado pelo IMVF com o Ministério da Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe, desde setembro de 2013, e conta com o financiamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. O principal objetivo do projeto é contribuir para a melhoria da qualidade do ensino secundário no país. Saiba mais sobre este projeto aqui.

Testemunhos das formações

Formanda da Oficina de Escrita Criativa
“A formação contribuiu imenso para melhorar o meu desempenho enquanto professora de Língua Portuguesa, porque coloquei em prática o que aprendi nas minhas aulas e está a surtir efeitos positivos no desenvolvimento da escrita dos meus alunos.”

Formandos de L’oral en classe de FLE
“Doravante, todas as aprendizagens adquiridas durante estes 3 meses de formação estarão sempre presentes nas minhas aulas. Servir-me-ão no meu percurso pedagógico e contribuirão para o meu desenvolvimento profissional porque mudarão as minhas práticas na sala de aula em termos de oralidade.”

“Enquanto professor, esperei muito para poder reforçar os meus conhecimentos, mas, infelizmente, não tinha meios para o fazer. Por isso, o momento em que tive conhecimento desta iniciativa do Escola +, é um momento que nunca quero esquecer, pois eu e outros professores de francês pedíamos muitas vezes iniciativas como esta.”

Formadora
“Os formandos frisaram a mais-valia que é a conciliação entre conteúdos científicos e pedagógicos, pois dessa forma podem de imediato perspetivar o conteúdo trabalhado em contexto de sala de aula, antevendo possíveis dificuldades que poderão ser discutidas entre todos.”

Spread the love