As Jornadas Luso-São-Tomenses de Otorrinolaringologia voltam ao Centro Cultural Português, em São Tomé e Príncipe, no próximo dia 26 de fevereiro de 2016. O evento tem como mentor o Prof. Doutor João Paço, chefe da missão de Otorrinolaringologia no âmbito do programa Saúde para Todos: Especialidades, e conta com o alto patrocínio da Cooperação Portuguesa e da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe. Esta é a 4ª edição das Jornadas e, este ano, o principal tema são as Urgências em Otorrinolaringologia.

Com o objetivo de formar o corpo clínico são-tomense e atualizar conhecimentos para uma melhor orientação terapêutica dos doentes, este ano as Jornadas vão abordar temáticas relacionadas com a urgência otológica (paralisia facial e surdez súbita) e com as patologias urgentes rinológica, orofaríngea, laríngea, cervical e do ouvido (interno, médio, externo). Os profissionais de saúde que vão conduzir as palestras exercem atividade nos hospitais CUF Infante Santo e D. Estefânia – Centro Hospitalar de Lisboa Central.

As Jornadas integram-se na missão da especialidade de Otorrinolaringologia, que decorre de 20 a 27 de fevereiro de 2016, e que desde 2011 promove a deslocação regular de profissionais de saúde portugueses desta especialidade a São Tomé e Príncipe para prestar cuidados de saúde e realizar ações de formação teórico-práticas no quadro do atual programa Saúde para Todos, implementado pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde e dos Assuntos Sociais de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. É de realçar que 23 das 32 especialidades médicas realizam missões a São Tomé e Príncipe no âmbito do referido programa.

As sessões de abertura e de encerramento das Jornadas vão contar com a presença do Prof. Doutor João Paço, diretor clínico do Hospital CUF Infante Santo, professor catedrático na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e chefe da missão de Otorrinolaringologia em São Tomé e Príncipe, do Dr. Edgar Neves, coordenador de projetos do IMVF em São Tomé e Príncipe, da Dra. Paula Silva, Embaixadora de Portugal em São Tomé e Príncipe e da Dra. Maria de Jesus Trovoada, Ministra da Saúde de São Tomé e Príncipe (presença sujeita a confirmação).

As primeiras Jornadas Luso-São-Tomenses de Otorrinolaringologia foram organizadas em 2013 e prevê-se a sua continuidade anual no quadro das missões de Otorrinolaringologia do Saúde para Todos: Especialidades. Este evento conta com o alto patrocínio da Cooperação Portuguesa e da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe e com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos Portuguesa, do Colégio da especialidade de Otorrinolaringologia da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e tem como golden sponsors a Academia CUF, o Hospital CUF Infante Santo (HCIS) – José de Mello Saúde, a Universidade Católica Portuguesa (UCL), a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM – UNL) e o IMVF.

Consulte aqui o programa da 4ª edição das Jornadas Luso-São-Tomenses de Otorrinolaringologia.
Saiba mais sobre o Saúde para Todos aqui.

Spread the love