Os parceiros do projeto Economia Social e Solidária, implementado em Portugal pelo IMVF, estiveram reunidos em Florença, Itália, de 16 a 18 de fevereiro de 2016, para aprofundar conhecimentos e partilhar experiências sobre conceitos e práticas de Educação para a Cidadania Global na formação europeia de multiplicadores.

 

O grupo, composto por 51 participantes de 23 estados-membros, abordou as diferentes atividades e etapas do projeto Economia Social e Solidária (“SUSY – SUstainable and Solidarity EconomY”), tendo sempre presente a diversidade dos territórios abrangidos (46 territórios europeus – em Portugal, as regiões-alvo são a Grande Lisboa e o Alentejo – e 9 territórios em Países em Desenvolvimento). Esta formação de 3 dias pretendeu reforçar as competências e os métodos educativos relacionados com a principal temática do projeto: a Economia Social e Solidária.

O projeto está alinhado com a definição de que “a Economia Social e Solidária é um modo de satisfazer as necessidades humanas através das atividades económicas – como a produção e troca de serviços – que reforce os valores da justiça social, sustentabilidade ambiental, cooperação, mutualismo, comunidade e democracia” (Réseau Intercontinental de Promotion de L’économie Sociale Solidaire – RIPESS).

A Economia Social e Solidária apresenta-se como uma forma alternativa de compreender a economia, colocando as pessoas e o ambiente em primeiro lugar. Neste sentido, a equipa de Educação para a Cidadania Global do IMVF, presente neste encontro, considera que “as boas práticas de Economia Social e Solidária, até agora recolhidas nos vários países, mostram que este é um setor vivo, dinâmico e capaz de dar resposta aos desafios glocais que hoje enfrentamos. Falamos de práticas alimentares, de serviços comerciais e financeiros, de turismo, entre outras, que colocam no centro da sua atividade as pessoas e o planeta”.A equipa considera imperativo “reforçar parcerias entre os agentes da Economia Social e Solidária e outros agentes do desenvolvimento, para que conjuntamente possam aprofundar a partilha de boas práticas e contribuir de forma efetiva para dois dos maiores problemas que atualmente enfrentamos: a pobreza e a desigualdade”. Um dos principais objetivos a cumprir no conjunto das atividades já planeadas é o de “mostrar que é possível ter um modelo económico diferente e mais justo”.

O projeto Economia Social e Solidária é financiado pela União Europeia e é implementado em 23 países europeus por 26 associações. Em Portugal, é implementado pelo IMVF. O principal objetivo é fortalecer as competências dos atores locais envolvidos na Economia Social e Solidária, promovendo um novo paradigma de desenvolvimento económico, para que se combata a pobreza e exista um modo de vida equilibrado e sustentável.

Conheça as boas práticas de Economia Social e Solidária já disseminadas em vídeo aqui.
Saiba mais sobre este projeto no website em português aqui e no facebook aqui.

Spread the love