A cerimónia de entrega de certificados de ações de formação contínua a professores são-tomenses no quadro do projeto Escola + Fase II, implementado pelo IMVF com o Ministério da Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe, decorreu a 16 de março de 2016, na Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP).
A sessão de entrega dos certificados das 6 primeiras formações concluídas neste ano letivo de 2015/16 contou com a presença, entre outros, da Diretora do Ensino Secundário, Manuela Bandeira, e de um representante da Direção Geral de Planeamento e Inovação Educativa, Jorge Boa Morte. Contou ainda com as intervenções do coordenador nacional do projeto, José Carlos Aragão, da representante da Cooperação Portuguesa, Margarida Machado, e do reitor da USTP, Peregrino Costa.
A atividade formativa, dirigida aos professores são-tomenses do ensino secundário, decorreu entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016 e integrou as seguintes ações: “Oficina de Escrita Criativa” (área de Língua Portuguesa), “L’Oral en Classe de Français Langue Étrangère” (Francês), “Developing Speaking & Writing Skills” (Inglês), “História de África – A Expansão Árabe e a Islamização em África (séc. VII a XIII)” (História), “Geometria I” (Matemática) e “Ensino Experimental das Ciências” (áreas de Ciências, Física e Química).
Um dos principais eixos do projeto Escola + Fase II é a realização de ações formativas, consideradas como fundamentais para a melhoria do desempenho dos professores e, consequentemente, para o reforço da qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos. Foi este o espírito que norteou a inclusão, na sessão, da apresentação “Desenvolvimento Profissional Docente”, realizada por Clara Moura Lourenço, assessora do projeto para a profissionalização.
A implementação destas ações de formação contínua resulta da cooperação entre a equipa de formadores do projeto, sob a coordenação pedagógica de Leonor Santos, e professores da USTP, um trabalho que se tem revelado fundamental para construir bases de sustentabilidade para um futuro sistema de formação contínua nacional, que funcione para além do projeto.
O projeto Escola + Fase II é implementado desde setembro de 2013 pelo IMVF com o Ministério da Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe e é financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Saiba mais sobre o projeto aqui.