No quadro do projeto europeu “Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma Cooperação mais Eficiente”, a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD) vai participar no seminário internacional “Intercâmbios em metodologias e materiais de Educação para o Desenvolvimento”, organizado pela ONG Fundo Galego de Cooperação e Solidariedade. O evento, aberto ao público mediante inscrição, realiza-se no próximo dia 3 de maio 2016, em Pontevedra, Galiza.

O seminário pretende ser um momento de partilha de experiências de sucesso em Educação para o Desenvolvimento no âmbito municipal, e vai contar com intervenções por parte do parceiro holandês do projeto (LBSNN – National Council for Netherlands-Nicaragua City Partnerships), alemão (Fine+p) e português (RICD). O Fundo Galego vai também partilhar o seu modelo de gestão e as boas-práticas que desenvolve na promoção de redes de cooperação descentralizada. Está ainda prevista a ligação por videoconferência com a Associação Nacional de Municípios Cabo-Verdianos e com a Rede Moçambicana de Mulheres Autarcas, de forma a recolher as vozes dos parceiros em terreno.

A primeira fase do projeto Redes para o Desenvolvimento: da geminação a uma cooperação mais eficiente culminou, em Portugal, com a criação da RICD, formalmente criada a 15 de março de 2013, constituída por 16 municípios portugueses – Alfandega da Fé, Amadora, Cascais, Faro, Grândola, Loures, Maia, Marinha Grande, Miranda do Corvo, Matosinhos, Moita, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal e Setúbal – comprometidos com a realização de um trabalho mais estruturado e eficaz no combate à pobreza no âmbito das suas ações de Cooperação para o Desenvolvimento com entidades congéneres nos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Reforçar o papel dos municípios portugueses enquanto atores de Desenvolvimento e estimular a sua participação ativa em iniciativas de cooperação mais eficientes tem sido, desde 2014, o principal objetivo do projeto, implementado em Portugal pela Câmara Municipal de Loures e pelo IMVF em parceria com a Câmara Municipal do Seixal e financiado pela União Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Consulte o programa aqui e o cartaz do evento aqui.
Saiba mais sobre este projeto aqui.

Spread the love