A 2ª edição das Conferências de Lisboa realiza-se nos dias 5 e 6 de maio de 2016, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Este é um evento internacional de periodicidade bienal, que tem como objetivo promover o debate sobre o Desenvolvimento.
Nesta 2ª edição, debatemos o significado atual do Desenvolvimento e as dinâmicas relativas à sua Globalização. Serão abordadas questões como as alterações globais decorrentes das reconfigurações geoeconómicas; as mudanças económicas e políticas que afetam a geografia Norte-Sul; as implicações globais que o terrorismo, o radicalismo religioso e o nacionalismo extremista têm para o desenvolvimento e a cooperação internacional; e qual o futuro do projeto de integração do papel da União Europeia como ator global.
A sessão de abertura ficará a cargo de Artur Santos Silva, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, de António Guterres, Primeiro-Ministro (1995-2001) e Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (2005-2015) atavés de uma mensagem-vídeo e de Eduardo Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República Portuguesa. No encerramento estará presente Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
As Conferências de Lisboa procuram influenciar agendas políticas e têm como público-alvo decisores políticos e empresariais, gestores, académicos, jornalistas e ativistas da sociedade civil. Pretende-se debater o Desenvolvimento em várias dimensões (económicas, políticas, sociais e concetuais), bem como as dinâmicas globais que o influenciam. A aprovação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030 apresentou dois novos fatores importantes neste debate: o da universalização, já que o conceito foi alargado, abrangendo todos os países e não só os do terceiro mundo; e o da sustentabilidade, que obriga os países a aplicar os objetivos dos foros das negociações climáticas.
A iniciativa e organização do evento é de um grupo de entidades da qual o Instituto Marquês de Valle Flôr faz parte e que inclui ainda a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), a Fundação Portugal-África (FPA), o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, a Sociedade Financeira de Desenvolvimento (SOFID) e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA). O patrono das conferências e Presidente da Comissão Organizadora é Luís Amado, antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros.
A 1ª edição das Conferências de Lisboa realizou-se em dezembro de 2014, na Fundação Calouste Gulbenkian. O projeto não se esgota na realização das Conferências, pelo que em 2015 foram desenvolvidas várias atividades, tais como o seminário “O Financiamento do Desenvolvimento no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, no dia 2 de junho de 2015, onde se debateram as oportunidades e desafios do financiamento do Desenvolvimento; o lançamento do livro da 1ª edição das Conferências de Lisboa – disponível em papel e online – que reúne os trabalhos do evento, através das apresentações feitas pelos oradores convidados e das intervenções realizadas aquando dos debates nos diferentes painéis; e a Escola de Verão sobre os Desafios Globais, que decorreu entre 14 a 16 de setembro de 2015, em parceria com o ISCTE-IUL, e que analisou e debateu as oportunidades e ameaças à Globalização, às Políticas Públicas e ao Desenvolvimento. Esta iniciativa, que se pretende anual, contou com a participação de 23 alunos e 10 conferencistas nacionais e internacionais.
A participação é gratuita. Consulte o programa aqui e inscreva-se aqui.
Saiba mais sobre o projeto Conferências de Lisboa no website aqui e no facebook aqui.