Decorreu, em São Tomé, de 21 a 30 de abril de 2016, o curso de formação em Planeamento Organizacional, no âmbito do projeto Escola + Fase II, implementado pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe (MECC).

Os formandos pertencem ao MECC, tendo estado presentes 9 técnicos superiores, 5 delegados distritais, 9 diretores, 1 chefe de departamento e 1 assessor do ministro. O formador do curso foi Jorge Caldeira, consultor no Instituto Nacional de Administração (INA) – Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas. A formação teve como objetivo dotar os participantes de competências essenciais para o planeamento organizacional, a nível estratégico e operacional.

O planeamento organizacional é considerado um processo essencial para uma boa gestão das organizações públicas e privadas: clarifica o futuro da instituição, potencia o consenso em torno daquilo que é considerado prioritário, permite atuar mais eficazmente perante os desafios, facilita o foco dos colaboradores em relação aos objetivos e estratégias, concede bases para a medição de resultados e impactos e melhora o desempenho institucional.

Na elaboração dos conteúdos programáticos, aliou-se uma componente teórica a uma atividade prática, concluindo-se a formação com trabalhos de grupo que consistiram na elaboração de planos estratégicos a ser aplicados na instituição, neste caso, em vários departamentos do MECC. No final, o formador realçou: “Encontrei formandos com bastante interesse e curiosos acerca do que iam conhecer. Nesta formação foram dadas as melhores páticas internacionais da administração pública. O curso estava muito orientado para a prática, o que significa que não iríamos ficar apenas no campo teórico e que iriamos aplicar, em concreto, à realidade deles, e acho que isso lhes trouxe uma satisfação final”. Noemy Medina, uma das formandas do curso, revelou a sua opinião após o curso: “Aprendemos muito, esta formação foi muito prática e sentimo-nos agora mais motivados para exercer e pôr em prática aquilo que aprendemos”.

Joana Martins, do IMVF, a coordenar o projeto Escola + Fase II, presente na cerimónia de encerramento salientou que esta formação resultou “de um trabalho próximo que a equipa do projeto Escola + vem desenvolvendo com o Ministério da Educação, de modo a garantir a colaboração na implementação das políticas nacionais”. António Machado, adido para a Cooperação da Embaixada em Portugal em São Tomé e Príncipe, considera que esta iniciativa “marca apenas uma etapa no processo, começa agora a aplicação prática daquilo que foi transmitido em sala de aula e que sei que teve uma forte componente prática. Agora é, no fundo, aplicar, cada um na sua tarefa, cada um na missão que tem, e no contributo que pretende dar ao sistema educativo são-tomense”.

Também presente na cerimónia de encerramento, Olinto Daio, Ministro da Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe, afirmou que esta formação serviu para “capacitar os dirigentes do Ministério da Educação, os quadros intermédios, para que toda a equipa possa executar o programa do Governo e para que possamos trabalhar para que haja transformação e para que o país possa avançar”. E acrescentou: “É necessário que haja estabilidade nas próprias instituições para que os quadros formados possam ter tempo suficiente para dar o melhor de si, executar os seus planos estratégicos e ver o resultado do seu trabalho”.

A 2ª edição desta formação tem data prevista para junho de 2016.

O projeto Escola + Fase II é implementado desde setembro de 2013 pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe e é financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Spread the love