No âmbito do projeto Economia Social e Solidária (SUSY – SUstainable and Solidarity EconomY), o IMVF vai estar presente no “Portugal Economia Social”, um evento que tem como objetivo mostrar e estimular o potencial do setor da economia social em prol do desenvolvimento económico do país. O evento decorre nos próximos dias 19 e 21 de maio, na Feira Internacional de Lisboa – FIL.
Para partilhar exemplos concretos deste modelo económico alternativo, o IMVF vai promover, no dia 21 de maio, o debate “Alternativas em prática: exemplos de Economia Social e Economia Solidária” (Auditório Montepio, Pavilhão 1), com a participação de duas oradoras vindas do Brasil: Edlisa Peixoto, realizadora do documentário “Palmas”, que conta a história de uma comunidade cearense que, na década de 70, criou uma série de soluções inusitadas para resolver os seus problemas socioeconómicos, e Elisabeth Grimberg, sócia-fundadora do Instituto Pólis, em São Paulo, no qual é coordenadora da Área de Resíduos Sólidos, e que irá partilhar as suas reflexões sobre práticas de Economia Social e Solidária, em particular, no contexto dos resíduos recicláveis.
A moderação do debate estará a cargo de Rogério Roque Amaro, professor associado do Departamento de Economia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL) e membro fundador da Rede Portuguesa de Economia Solidária. Após o debate, será exibido o documentário “Palmas” e haverá espaço para uma conversa com a realizadora.
A participação das duas oradoras no “Portugal Economia Social” integra-se na tour europeia organizada pelo projeto Economia Social e Solidária (SUSY – SUstainable and Solidarity EconomY), com início em Portugal e que seguirá para a Bulgária, Eslovénia e Croácia, e cujo objetivo é possibilitar uma partilha de informação e testemunhos entre o público europeu e oradores de outras regiões do mundo, favorecendo a aprendizagem e o aprofundamento de conhecimentos sobre a temática.
Durante os 3 dias do evento, o IMVF terá um stand (Pavilhão 1) onde divulgará, entre outros, o projeto Economia Social e Solidária, que implementa em Portugal desde fevereiro de 2015, em conjunto com vários parceiros europeus e que conta com o financiamento da União Europeia. Este projeto procura sensibilizar os cidadãos para a importância do papel que a Economia Social e a Economia solidária podem ter na luta contra a pobreza global, através da criação de relações justas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, de modo a que haja maior justiça social, maior respeito pelos direitos humanos e um incentivo a modos de vida sustentáveis.
Mais informações sobre o projeto Economia Social e Solidária aqui e sobre o evento Portugal Economia Social aqui.