A exposição “Os Objetivos Globais Para um Desenvolvimento Sustentável” está patente, até dia 31 de julho de 2016, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures. Esta que é a primeira exposição sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi concebida no âmbito do projeto Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma Cooperação mais eficiente.

A exposição pretende dar a conhecer os 17 ODS que fazem parte da nova agenda global para o Desenvolvimento até 2030, organizados em 5 grandes temáticas: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

O ano de 2015 ficou marcado pela definição dos 17 ODS e das suas 169 metas (Cimeira da ONU, Nova Iorque, 25 a 27 de setembro). A nova agenda de ação até 2030, construída com base nos progressos e nas lições aprendidas com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (2000-2015), foi fruto de um trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo e visa, em síntese, acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

Cada vez mais, trabalhar em parceria é o meio por excelência para alcançar o tão desejado mundo mais justo, digno e sustentável. No processo de Desenvolvimento, todos são chamados a colaborar: Governos, municípios, empresas, Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento e cidadãos individuais. Porque o Desenvolvimento é uma responsabilidade de todos e para todos.

Após já ter passado pelos municípios de Odivelas e da Maia, a exposição, que estará em Loures até ao final do mês de julho, vai continuar o seu caminho pelos restantes municípios que integram a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD). Conheça os próximos locais onde a exposição vai estar patente aqui.

O projeto Redes para o Desenvolvimento tem como objetivo encorajar ações de Educação para o Desenvolvimento a nível dos municípios e das associações municipais, apoiando processos de diálogo construtivos e ativos nas suas comunidades e promovendo o cumprimento de compromissos de Desenvolvimento internacional. Conta com o cofinanciamento da União Europeia e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., sendo implementado na Alemanha, Espanha e Holanda. Em Portugal é implementado pelo IMVF e pelas câmaras municipais de Loures e do Seixal.

Consulte o cartaz da exposição aqui e saiba mais sobre o projeto Redes para o Desenvolvimento aqui.

Spread the love