Foi publicado na revista clínica do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca um artigo científico, da autoria da Dra. Lucília Gonçalves e do Dr. Marco Ferreira, sobre a ação na área da Anatomia Patológica no âmbito do Programa Saúde Para Todos – Especialidades, implementado pelo IMVF em São Tomé e Príncipe.
O artigo “Saúde Para Todos – Especialidades: Cooperação em Saúde com a República Democrática de São Tomé e Príncipe na área da Anatomia Patológica” apresenta os principais contributos da inserção da especialidade no Programa, que aconteceu em dezembro de 2009. O trabalho revela que a intervenção no país é fundamental, já que não existem no território especialistas em Anatomia Patológica nem infraestruturas que permitam a criação de um Laboratório/Serviço.
No âmbito da ação, foi criado um Circuito da Anatomia Patológica entre o Hospital Dr. Ayres de Menezes, o Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca E.P.E. (HFF) e o IMVF, que permite que citologias, biopsias e/ou peças operatórias sejam enviadas para Portugal para análise morfológica. As amostras biológicas são registadas informaticamente no Serviço de Anatomia Patológica (SAP) do HFF, contabilizando-se já 1111 análises citológicas e histológicas de biopsias operatórias. Tal reduziu o número de evacuações sanitárias de doentes que necessitariam de um diagnóstico inaugural (citologia e/ou biopsia) ou de um diagnóstico final em peça operatória.
Desde dezembro de 2009, o SAP já participou em 7 missões em São Tomé e Príncipe, tendo sido realizadas 19 ações de formação para profissionais de saúde e para professores e alunos do ensino secundário na área da biologia, bem como ações de divulgação audiovisual, que resultaram em 10 spots televisivos para sensibilizar a população. O SAP participou ainda na conceção e realização do 1º Curso de Colposcopia em São Tomé e Príncipe.
Os autores do artigo assinalam que a atividade clínica “tem representado uma poupança económica significativa para a Cooperação Portuguesa e uma mais-valia para a população de STP”, realçando ainda que “para os médicos de Anatomia Patológica do HFF tem sido enriquecedor terem sido chamados a fazer parte de um certo desvio do olhar comum levando a prestação de cuidados de saúde a populações muito carenciadas”.
Consulte aqui o artigo “Saúde Para Todos – Especialidades: Cooperação em Saúde com a República Democrática de São Tomé e Príncipe na área da Anatomia Patológica”.
As missões de Anatomia Patológica enquadram-se no Saúde para Todos: Programa Integrado – Projeto de Cuidados Especializados e Telemedicina, implementado pelo IMVF em estreita parceria com Ministério da Saúde e dos Assuntos Sociais de São Tomé e Príncipe e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Direção Geral de Saúde de Portugal.
Saiba mais sobre este projeto aqui.