A embaixadora da Boa Vontade da ONU, Catarina Furtado esteve presente na inauguração da exposição sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que teve lugar no dia 5 de setembro de 2016, na Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana, em Cascais. O evento contou com a presença da subdiretora do IMVF, Hermínia Ribeiro, do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do vereador Ricardo Baptista Leite, da presidente da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD) e vereadora da Câmara Municipal de Odivelas, Mónica Vilarinho.

Esta é a primeira exposição sobre os ODS e foi organizada no âmbito do projeto “Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma Cooperação mais eficiente” e pretende dar a conhecer os 17 ODS através dos 5 P (Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias), que englobam as temáticas dos Objetivos definidos na cimeira da ONU, realizada em setembro de 2015, como parte da agenda global para o Desenvolvimento até 2030.

Na sua intervenção, Catarina Furtado salientou que “com informação deixamos de ter desculpa para não agir. Esta exposição permite-nos saber mais e estar mais conscientes para pensar e agir glocalmente”.  Já o presidente da Câmara de Cascais destacou que é necessário “assumir a responsabilidade e para isso a localização é a nossa resposta a globalização. Estes 17 ODS poderiam resumir -se a só: respeito pela pessoa humana”.

Depois de Cascais, a exposição passará pelo Seixal, de 18 de setembro a 14 de outubro. Conheça o calendário completo aqui.

O projeto Redes para o Desenvolvimento tem como objetivo encorajar ações de Educação para o Desenvolvimento a nível dos municípios e das associações municipais, apoiando processos de diálogo construtivos e ativos nas suas comunidades e promovendo o cumprimento de compromissos de Desenvolvimento internacional. Conta com o cofinanciamento da União Europeia e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., sendo implementado na Alemanha, Espanha e Holanda. Em Portugal é implementado pela Câmara Municipal de Loures, pelo IMVF e pela Câmara Municipal do Seixal.

Saiba mais sobre o projeto Redes para o Desenvolvimento aqui.

Spread the love