Decorreu, entre 12 e 16 de setembro de 2016, uma formação para delegados de disciplina do ensino secundário e do 2º ciclo do ensino básico. A formação teve lugar na Escola Secundária Patrice Lumumba e participaram mais de 200 delegados de disciplina provenientes de todos os distritos de São Tomé.

Esta formação foi uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação, Cultura e Ciência (MECC) e do projeto Escola + Fase II e teve os seguintes objetivos: dotar os delegados de disciplina de um maior conhecimento sobre a natureza e finalidade das suas funções, nomeadamente de supervisão, de gestão do coletivo e de condução de reuniões de preparação metodológica; reforçar as suas competências a nível da planificação e da avaliação, de forma a melhorar o apoio prestado aos professores na promoção de um ensino inovador e de qualidade; e proporcionar um espaço de reflexão e troca de ideias/experiências que reforce o sentido de identificação e comprometimento dos formandos com a função de delegado de disciplina.

A conceção e implementação da formação foi um trabalho conjunto entre professores do Escola + e técnicos do MECC, nomeadamente supervisores da Direção de Ensino Básico e da Direção de Ensino Secundário, tendo envolvido mais de 20 professores e supervisores.

Na Região Autónoma do Príncipe a mesma formação ocorreu de 19 a 23 de setembro de 2016, sendo dirigida a professores a lecionar este ano pela primeira vez.

O projeto Escola + Fase II é implementado desde setembro de 2013 pelo IMVF em estreita parceria com o MECC e conta com o financiamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Reportagem da Televisão de São Tomé e Príncipe sobre a formação disponível aqui.

Saiba mais sobre este projeto aqui.

Spread the love