Da autoria de Duarte Pape e Rodrigo Rebelo de Andrade, com fotografia de Francisco Nogueira, o livro “Bijagós: Património Arquitetónico” foi apresentado no dia 27 de outubro de 2016, às 18 horas, no Palácio Conde de Penafiel, sede da CPLP, em Lisboa. A apresentação do livro ficou a cargo de Eduardo Fernandes, economista e comentador do programa televisivo da RTP África “Debate Africano”.

Este livro, editado pela Tinta da China, foi elaborado no âmbito do projeto “Bijagós, Bemba di Vida! Ação cívica para o resgate e valorização de um património da humanidade”, implementado pelo IMVF e pela ONG guineense Tiniguena – Esta Terra é Nossa!, cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões, I.P. Este projeto procurou contribuir para a valorização do património ambiental, cultural e arquitetónico da região.

O evento de apresentação do livro contou com as intervenções de Joana Martins, coordenadora do projeto no IMVF e de Miguel de Barros, diretor executivo da Tiniguena.

“Bijagós: Património Arquitetónico” traz-nos um inventário inédito sobre o património edificado do arquipélago dos Bijagós. O vasto acervo fotográfico recolhido, a contextualização histórica que o acompanha e a análise arquitetónica oferecida pelos autores, faz desta obra não só um documento de ‘viagem’ pelo arquipélago, como um importante repositório de informação que auxiliará as ações e políticas públicas que considerem a preservação e valorização do património arquitetónico como parte integrante do processo de desenvolvimento humano na região.

“Efetivamente, o Arquipélago dos Bijagós é, também, para além dos lugares-comuns, uma realidade viva e palpável, seja pela imensidão cultural que o povo bijagó representa, seja ainda pela insuspeita importância do seu património urbanístico e arquitetónico colonial.”, escreve Leopoldo Amado, diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) da República da Guiné-Bissau no prefácio do livro.

O livro estará disponível nas livrarias no dia 4 de novembro.
Evento no facebook aqui.

Spread the love