A equipa do projeto Economia Social e Solidária vai estar presente na XI edição da MANIFesta – Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local e da Economia Social e Solidária, que vai decorrer entre os dias 9 e 12 de novembro de 2016, no Convento Corpus Christi, em Vila Nova de Gaia.

No primeiro dia deste encontro, dia 9, entre as 14h30 e as 16h, no Convento Corpus Christi, a equipa do projeto vai dinamizar um workshop dedicado ao tema “Qual o meu papel na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?”, durante o qual os participantes terão oportunidade de aprofundar a ligação entre os ODS e as temáticas da Economia Social e Solidária, recorrendo a metodologias participativas, que reforçam pontes de dialogo entre o global e o local, e a exemplos concretos.

A nova Agenda para o Desenvolvimento em vigor até 2030 procura de forma transversal e multidimensional dar uma resposta clara aos principais desafios sociais, económicos e ambientais que enfrentamos. Mais do que nunca, só uma análise glocal (global+local) destes desafios irá permitir mobilizar os/as cidadãos/as para a mudança e transformação social, económica, ambiental e política.

Assim, através deste workshop procuraremos refletir sobre o papel da Economia Social e Solidária na implementação dos ODS em Portugal e nos Países em Desenvolvimento; identificar práticas de Economia Social e Solidária que contribuem para a implementação dos ODS em Portugal; e identificar oportunidades futuras de parceria para a implementação dos ODS em Portugal.

A entrada é livre, sujeita a inscrição aqui.

Vai também ter lugar o ciclo de cinema sobre Economia Social e Solidária. Os filmes que vão ser exibidos são: “Gente Extraordinária” (Turquia) e “Palmas” (Brasil). O primeiro vai ser exibido no dia 9, às 21h, e o segundo no dia 10, também às 21h. As duas sessões vão ter lugar na cooperativa artística e cultural 3+ arte. A entrada é gratuita. Consulte aqui as sinopses dos filmes. No início das sessões de cinema vai ser distribuído um cartucho com castanhas alusivo ao projeto, que pode ser descarregado aqui.

Tendo este ano como mote o “Desenvolvimento na Diversidade”, a MANIFesta 2016 pretende contribuir para a reflexão, convergência de objetivos e intervenção de pessoas e organizações da sociedade civil que, numa época de mudança, se juntam para uma ação concertada em prol do desenvolvimento local.

A organização da MANIFesta 2016 encontra-se assegurada por um consórcio liderado pela Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, Cooperativa do Povo Portuense, e Câmara de Vila Nova de Gaia, e conta com o financiamento do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Conheça o programa do MANIFesta’2016 aqui.

Saiba mais sobre o projeto Economia Social e Solidária aqui.

Spread the love