São cada vez mais complexos os desafios que o mundo enfrenta: disparidades de rendimento e pobreza, crises ambientais e humanitárias, conflitos armados, terrorismo, radicalização e xenofobia, imigração, entre outros. Estes desafios ocupam um lugar de destaque nos meios de comunicação social, sendo uma presença constante nas vidas dos cidadãos. O IMVF é uma das organizações presentes na conferência “Educação Global: rumo a um Mundo de Solidariedade”, que decorre hoje, 28 de novembro, em Paris.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e COP 21 sugerem um crescente consenso político e compromisso, de forma a criar um maior equilíbrio. Mas, de que forma potenciar a mudança quanto ao entendimento da democracia, liderança e participação de cidadãos e instituições a todos os níveis de forma a tornar possível uma mudança transformativa?
A Educação Global representa uma componente importante nesta reflexão. Quais são os desafios específicos na Educação Global considerando o contexto complexo e mutável em que nos encontramos?
Um ano depois dos ataques terroristas em Paris, representantes da sociedade civil, ministérios e agências, organizações internacionais, autoridades locais e regionais, instituições académicas reuniam-se a 28 de novembro de 2016, em Paris, na conferência “Educação Global: rumo a um Mundo Solidário” (“Global Education: towards a World of Solidarity”), para refletir sobre os atuais desafios locais, regionais e globais e considerar a mudança transformativa através da educação, para partilhar e aprender politicas; destacar estratégias de sucesso a partir da Educação Global e outras áreas relacionadas, e imaginar um caminho que abrace os desafios contemporâneos no quadro educacional.
Esta conferência é organizada pelo GENE – Global Education Network Europe – em parceria com o Ministério Francês dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), em estreita colaboração com a PLATFORMA – The European voice of Local and Regional authorities for development, o CONCORD – European NGO Confederation for relief and development e o Fórum Europeu da Juventude, com o apoio da Comissão Europeia.
Mais informações sobre esta conferência aqui.