Teve lugar no dia 7 de dezembro de 2016, na sala de formação do projeto UE-PAANE Fase di Kambansa, a primeira das duas sessões públicas de esclarecimento de dúvidas por parte das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e dos Órgãos de Comunicação Social e Comunitários (OCSC) sobre o Gabinete de Apoio Permanente (GAP) e os tipos de apoios que serão concedidos, bem como os critérios de elegibilidade. A ação contou com a presença de mais de 40 participantes. A segunda sessão de esclarecimento está marcada para dia 18 de janeiro de 2017.

 

O GAP é a atividade inovadora desta nova fase do UE-PAANE e a sua apresentação ficou a cargo da coordenadora do projeto, Sonia Sánchez Moreno, e do técnico de apoio, Iaia Djau. O GAP disponibilizará apoios às OSC e OCSC através de ações de capacitação com base em solicitações das próprias entidades, sendo elegíveis apoios para: i) Ações de capacitação na Guiné-Bissau; ii) Participação em eventos internacionais no âmbito da CEDEAO; e iii) Vinda de peritos/OSC internacionais para a troca de experiências na Guiné-Bissau; uma vez que contribuam para o reforço das capacidades das próprias OSC e OCSC, tendo em conta os objetivos definidos para o UE-PAANE Fase di Kambansa, ou seja, o de contribuir para a consolidação da boa governação através do reforço da participação, concertação e capacidade de influência política das organizações.

 

Os interessados em algum tipo de apoio podem consultar e descarregar o Guia e o Formulário do GAP no website do UE-PAANE ou recolher estes documentos numa pen drive no escritório do projeto na Rua Severino Gomes de Pina (Rua 10, antigo prédio da Função Pública), Bissau. De salientar que as solicitações já podem ser feitas e o prazo limite para entrega é o 28 de fevereiro de 2017 às 16 horas.

 

Também durante esta sessão foi feita uma breve apresentação da Plataforma Online das OSC,uma vez que estar inscrito nesta base de dados é um dos requisitos para aceder aos apoios do GAP.

O projeto UE-PAANE Fase di Kambansa é implementado na Guiné-Bissau pelo IMVF e financiado pela União Europeia. Saiba mais sobre este projeto aqui.

Spread the love