O Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, visitou esta manhã a sede do Instituto Marquês de Valle Flôr, em Lisboa, como forma de reconhecimento pelo trabalho que o IMVF tem desenvolvido no país, nos últimos 29 anos, em parceria com o Estado são-tomense e com a sua sociedade civil.

Durante a visita, o Presidente e a sua comitiva tiveram oportunidade de conversar com o Presidente do Conselho de Administração do IMVF, Paulo Freitas, bem como com os elementos dos Conselhos de Administração e Executivo do IMVF, ficando também a conhecer os colaboradores e as instalações do Instituto.

Nesta que foi a primeira visita de Evaristo Carvalho ao IMVF, foi também o momento para celebrar a renovação por mais 4 anos do Programa Saúde para Todos, e perspetivar oportunidades de colaboração futura do Instituto em São Tomé e Príncipe.

Evaristo Carvalho salientou a importância dos projetos do IMVF para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe e para a melhoria da qualidade de vida da população são-tomense. E afirmou: “Ao estar por baixo do teto deste Instituto, sinto que estou perfeitamente em São Tomé. Já conhecia bem este Instituto, as suas ações começaram há já 30 anos, e sempre fui acompanhando o trabalho em São Tomé, nas áreas da Educação, Saúde, entre outras, portanto é uma felicidade estar hoje em Lisboa, na sede do Instituto.”

Para Paulo Freitas, Presidente do Conselho de Administração do IMVF “é uma honra receber o Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe. Esta é uma casa que respira África, e que respira São Tomé desde a sua nascença. São praticamente 30 anos de colaboração entre o Instituto e São Tomé, com muitos sucessos, reconhecidos a nível nacional e internacional, envolvendo setores chave como a Saúde, Educação, Segurança Alimentar e Desenvolvimento Rural, Água e Saneamento Básico, pelo que, ao longo dos anos, o Instituto continua a ser parceiro na cooperação com São Tomé e Príncipe.”

Além do Presidente Evaristo Carvalho, estiveram também presentes no IMVF, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Urbino Botelho, o Embaixador de São Tomé e Príncipe em Portugal, Luís Guilherme de Oliveira Viegas, e o Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Luís Gaspar da Silva.

O IMVF atua em São Tomé e Príncipe desde 1988 e no âmbito do seu trabalho conta com o apoio da Cooperação Portuguesa, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Direção Geral da Saúde de Portugal, entre outros.

Spread the love