O projeto Economia Social e Solidária (“SUSY – SUstainable and Solidarity EconomY”), implementado em Portugal pelo IMVF, disponibiliza um mapa online onde estão identificadas várias iniciativas de Economia Social e Solidária a nível europeu. O objetivo é alargar o conhecimento sobre modos económicos alternativos e sustentáveis, reforçando a sua visibilidade, e criar sinergias colaborativas entre as entidades que promovem essas iniciativas.
As iniciativas de Economia Social e Solidária são uma alternativa ao atual sistema económico. Pelo seu potencial transformador, pela importância da dimensão social e sustentável que assumem e pela colocação das pessoas no centro da atividade, estas alternativas são uma mais-valia para a promoção de um mundo mais justo e mais digno.
A pesquisa pode ser feita tendo em conta os interesses de cada um. Agricultura e Alimentação, Cidadania Ativa, Comércio Justo, Finanças, Educação e Formação, Inclusão Social, Infraestruturas, são alguns dos filtros que podem ser usados para encontrar as 55 iniciativas identificadas e que se enquadrem nessas temáticas. É, assim, possível ter uma visão global ou local da distribuição das iniciativas no mapa, e ficar a conhecer ou saber mais sobre cada uma delas.
O “SUSY-MAP” nasceu da colaboração com a plataforma online TransforMap. Em Portugal, recorremos à análise de várias fontes, com especial destaque para a informação disponibilizada online pela Rede Convergir. É um mapa dinâmico, que em breve será atualizado com a ligação entre as iniciativas e o potencial das mesmas para o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O mote é: “Existem muitas alternativas. Vamos torná-las visíveis”. Conheça e partilhe o mapa de iniciativas de ESS disponível aqui.
O projeto Economia Social e Solidária (“SUSY – SUstainable and Solidarity EconomY”) tem como objetivo fortalecer as competências dos atores locais envolvidos na Economia Social e Solidária e promover um novo paradigma de desenvolvimento económico, de forma a combater a pobreza e a partilhar um modo de vida equilibrado e sustentável. É financiado pela União Europeia, conta com o apoio do Camões, I.P. e é implementado em Portugal pelo IMVF, em parceria com 25 associações internacionais, em 23 países europeus.
Saiba mais sobre este projeto aqui.