O IMVF e a Ecovisão foram as entidades responsáveis pelo desenvolvimento e implementação das campanhas de sensibilização “Somos pela Saúde” e “Somos pelo Ambiente”, em Cabo Verde, no âmbito do projeto de Extensão e Modernização do Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na cidade da Praia.
Incidindo em temas centrais como a poupança e reutilização de recursos (água e energia), gestão de resíduos, conservação da natureza e biodiversidade, a campanha “Somos pelo Ambiente” ajudou as populações a refletir sobre os principais problemas que as comunidades enfrentam e sobre a forma mais adequada de os minimizar.
Também a campanha “Somos pela Saúde”, através da dinamização de várias ações de sensibilização no âmbito da prevenção das infeções sexualmente transmissíveis, como o VIH e a SIDA, Hepatites e o HPV e outras doenças infeciosas como o Zika, Paludismo, ou a Febre Amarela, contribuiu para a minimizar alguns riscos inerentes, em particular nas comunidades beneficiárias do projeto: Achada Grande Frente, Achada Grande Trás, Jamaica e São Tomé.
Conversas, um teatro, campanhas de limpeza e feiras de saúde e ambiente, torneios de futebol e formações de animadores sociais foram algumas das atividades realizadas. Adicionalmente, através de spots e outros produtos de comunicação, várias figuras públicas cabo-verdianas deram a cara e a voz a mensagens de sensibilização que foram difundidos na televisão e em outros canais digitais. Por este motivo, o IMVF e a Ecovisão estão atualmente a trabalhar para encontrar os mecanismos para alargar esta ação ao nível nacional.
Este projeto é cofinanciado pelo Banco Africano de Desenvolvimento e pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e Habitação.
Saiba mais em www.facebook.com/somospelasaude e em www.facebook.com/somospeloambiente.
Veja todos os vídeos no canal de Youtube da campanha Somos aqui.