A ação de formação de formadores em Informática Básica, ministrada à Rádio Djan-Djan, em Bubaque – uma das ilhas do Arquipélago dos Bijagós na Guiné-Bissau, decorreu entre 4 e 16 de setembro de 2017 e beneficiou 16 jovens. Esta iniciativa teve lugar no quadro do GAP – Gabinete de Apoio Permanente do UE-PAANE – Fase di Kambansa.
A formação foi dividida em 4 fases. Na primeira, 10 formandos receberam durante 3 dias uma formação em Informática Básica (Introdução à Informática, Word e Excel), para que nos 2 dias seguintes pudessem praticar assumindo o lugar de formadores. Após esse momento, os 4 jovens que tiveram melhor desempenho foram selecionados para, na fase seguinte, ministrar uma formação em Informática Básica, durante 4 dias, a outras 6 alunas que não tinham conhecimento em informática, de forma a colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
Desde 2014 que a Rádio Djan-Djan dispõe de um Centro Multimédia Comunitário destinado a fornecer serviços informáticos à comunidade local, contudo têm-se deparado com dificuldades para o seu pleno funcionamento de forma regular devido à necessidade de pessoal qualificado para ministrar formações de informática e à falta de planificação das mesmas.
Tendo em conta esta situação, a 3.ª fase da formação consistiu no desenho da Estratégia de Dinamização do Centro Multimédia Comunitário, incluindo, entre outros usos prioritários, formações em Informática Básica a serem ministradas pelos formadores capacitados.
Por fim, os formandos beneficiaram de conteúdos extra em Informática, nomeadamente, em Internet e PowerPoint, e puderam refletir conjuntamente sobre a dinâmica das formações com vista ao seu aperfeiçoamento.
A consultora Elena Molinero Garau considera que foram atingidos todos os objetivos que estavam definidos para esta ação de capacitação e que a Rádio Djan-Djan está agora em condições de ministrar formações de qualidade em Informática Básica à comunidade local.
O projeto UE-PAANE – Fase di Kambansa é implementado na Guiné-Bissau pelo IMVF e financiado pela União Europeia. Saiba mais sobre este projeto aqui.