A Rede Nacional dos Intervenientes no Setor de Alfabetização e Educação Não Formal (RENISAENF-Pamoja) e a Federação das Associações de Defesa e Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Guiné-Bissau (FADPD-GB), receberam formação em “Gestão e Funcionamento de Redes”, que decorreu entre 25 de setembro e 6 de outubro de 2017, na Casa dos Direitos, em Bissau, no âmbito do GAP – Gabinete de Apoio Permanente do UE-PAANE – Fase di Kambansa.

 

Após as duas semanas de formação – divididas entre as duas organizações – teve lugar no dia 7 de outubro, na Casa dos Direitos, o encontro de Intercâmbio entre a RENISAENF-Pamoja e a FADPD-GB, visando estabelecer parcerias e promover o trabalho conjunto entre ambas. Sob a coordenação da formadora Carmen Raposo, as organizações tiveram oportunidade de conhecer e discutir os caminhos deste trabalho em conjunto. “Acho que a partilha de experiência entre as duas redes foi muito rica. Vi recursos, capacidades muito relevantes de ambas as redes. Vi também vontade de estabelecer esta parceria, de trabalhar em conjunto em prol, não só da alfabetização e da educação, mas também do apoio as pessoas com deficiência. De facto, estas duas áreas de intervenção são áreas que têm muitas potencialidades de se cruzarem, portanto, saio daqui com a impressão de que vai nascer uma parceria forte”.

 

Um dos objetivos da formação foi reforçar as capacidades de gestão e funcionamento interno das organizações beneficiárias, no que diz respeito à comunicação com as organizações membros, coordenação de atividades dos associados, liderança e legitimidade dos representantes, sustentabilidade da rede, etc. Conteúdos como gestão e funcionamento de redes, liderança, comunicação e advocacia foram objeto de estudo por parte dos participantes.

 

O balanço feito pelos responsáveis das duas instituições foi positivo. Para Pedro Gomes, da RENISAENF-Pamoja, as formações “permitirão desenvolver as atividades da Pamoja de uma forma focada”, sendo por isso uma mais-valia por seus formandos. Ana Muscuta Turé, primeira vice-presidente da FADPD-GB, destacou o facto desta ação ter permitido aos membros das 22 associações que constituem a Federação esclarecer dúvidas existentes sobre o funcionamento das Redes. “Esta era uma das preocupações que tínhamos porque para muitos dos nossos líderes não estava claro efetivamente como uma Rede funciona”, afirmou.

A RENISAENF-Pamoja abrange 55 organizações e tem como missão promover e facilitar o acesso a educação de qualidade para os jovens e adultos ao longo da vida, a fim de contribuir para um Desenvolvimento sustentável e equitativo na Guiné-Bissau. A FADPD-GB é uma organização que congrega organizações que trabalham no âmbito da política de defesa e promoção dos direitos das pessoas com deficiência numa plataforma que visa a integração social e económica das pessoas com deficiência na Guiné-Bissau.

O projeto UE-PAANE – Fase di Kambansa é implementado na Guiné-Bissau pelo IMVF e financiado pela União Europeia. Saiba mais sobre este projeto aqui.

Spread the love