Nos próximos dias 10 e 11 de novembro de 2017 vai decorrer na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, a conferência “10 anos de “Língua Gestual Portuguesa na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa”, organizada pelo Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) e com o apoio do IMVF. Este encontro pretende fazer um balanço de uma década de investigação acerca da linguagem gestual na Universidade Católica Portuguesa e da evolução do tema em Portugal.
O IMVF tem estado ligado ao desenvolvimento da linguagem gestual em São Tomé e Príncipe, concretamente no âmbito do projeto Sem Barreiras, que decorreu entre 2013 e 2014. Esta ação, associada ao projeto Saúde para Todos, procurou promover uma intervenção integrada nesta questão, através da deteção precoce de casos de surdez, o ensino da linguagem gestual e a capacitação de formadores são-tomenses que garantam a preservação desta linguagem.
Um dos principais resultados deste projeto foi a produção do primeiro Dicionário da Língua Gestual de São Tomé e Príncipe, ferramenta vital para assegurar a melhoria da qualidade de vida da comunidade surda do arquipelágo são-tomense, que representa cerca de 3% do total da população do arquipélago. Participarão nesta conferência a Prof.ª Doutora Ana Mineiro e a Prof.ª Patrícia Carmo, que em conjunto com Ricardo Oliveira, foram responsáveis pela edição deste Dicionário.
Saiba mais sobre o projeto Sem Barreiras aqui.
Consulte o programa da Conferência aqui.