Durante o ano de 2017 foram realizadas 6 missões de Imagiologia no âmbito do Projeto Saúde para Todos. 3 destas missões foram realizadas pela Dra. Celeste Alves, médica radiologista do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, que integra e coordena as missões desde 2010. Esta especialista mantém, ainda, a realização regular de consultas de Telemedicina e apoio à distância aos médicos são-tomenses.
 
As missões realizadas pela Dra. Celeste Alves decorreram em fevereiro (de 9 a 16), em junho (de 22 a 29) e de 28 de setembro a 5 de outubro, tendo como principais objetivos a realização e acompanhamento de exames e biópsias, a formação aos técnicos de radiologia locais e ao corpo médico do Hospital Dr. Ayres de Menezes, e o acompanhamento e implementação da entrada em funcionamento do equipamento de TAC.
 
Paralelamente, o técnico de imagiologia Carlos Oliveira, que também integra as missões de imagiologia desde 2010, participou este ano em 3 missões (nos meses de fevereiro, junho e outubro) orientadas para a Tomografia Computorizada (TC), usualmente denominada de TAC. Estas missões tiveram como propósito avaliar as condições técnicas existentes, colocar o sistema de TC a funcionar, capacitar as técnicas de diagnóstico e terapêutica (TDT) de Radiologia, apoiar a realização e avaliação de exames, repor o funcionamento do equipamento avariado e criar novos protocolos de exames, posteriormente verificados e ajustados.
 
“Tratou-se de uma missão mais de engenharia e menos de exames”, revelou o técnico de Imagiologia do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE, Carlos Oliveira, que ao longo das 3 missões contou com a colaboração e assistência técnica dos Engenheiros Eletrotécnicos Feliciano Dinis, João Paulo Portela e Daniel Dinis, da empresa Dias & Dinis – Soluções Para Imagiologia Lda, para a reparação do equipamento de TAC.
 
Acresce salientar que no decorrer das missões do Programa Saúde para Todos é privilegiada a formação dirigida aos profissionais de saúde são-tomenses, tanto de carácter teórico como em contexto real de trabalho. No decorrer das missões, os colegas Dr. Elder, Dra. Benvinda e Dra. Liudmila foram acompanhados e orientados durante a realização dos exames radiológicos. Foram também realizadas reuniões com os médicos do Serviço de Urgência para a sensibilização ao nível do novo equipamento de TAC, assim como reuniões Científicas com o Corpo Clínico do Hospital Dr. Ayres de Menezes sobre os protocolos clínicos existentes.
 
“Tem sido um privilégio participar neste projeto e, passados estes anos, concluir que tem consistência, que todos os passos dados estão ativos e que permitiram uma melhoria significativa na qualidade dos cuidados de saúde pela imagem em São Tomé e Príncipe.”
 
Em números:
– 3 missões em 2017
– 64 Exames de radiologia geral (5 trânsitos gastrointestinais e 59 exames de osteoarticular e tórax)
– 67 Ecografias
– 105 Exames mamários (61 ecografias mamárias e 44 mamografias)
– 9 Biopsias (8 mamárias e 1 hepática)
– 51 TAC
 

Desde 2010 foram realizadas em São Tomé e Príncipe 23 missões da especialidade de Imagiologia no âmbito do Saúde para Todos.

Saiba mais em saudeparatodos.pt

Spread the love