A médica portuguesa Maria Manuela de Matos Oliveira, do Hospital de Egas Moniz – Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE deslocou-se pela primeira vez ao arquipélago são-tomense no âmbito da missão de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição, entre 28 de setembro a 5 de outubro 2017, tendo a atividade clínica decorrido no Hospital Dr. Ayres de Menezes.
Juntamente com a Dr.ª Celeste Alves, médica radiologista, que desde 2010 se desloca a São Tomé e Príncipe no âmbito das missões da especialidade de Imagiologia, foram realizadas 50 consultas (43 primeiras consultas e 7 de retorno) de endocrinologia geral, pediátrica, de gravidez e de diabetes.
Patologia nodular da tiroideia, doença de graves, carcinomas da tiroideia, endocrinopatias na gravidez, patologia da puberdade e do crescimento e diabetes mellitus foram os principais diagnósticos detetados.
Decorreu também a colaboração com o laboratório de patologia clínica, no sentido da gestão e aproveitamento de recursos técnicos e a apresentação de temáticas relacionados com a patologia tiroideia e abordagem da diabetes mellitus.
“Considero muito útil a minha colaboração e mantenho a minha disponibilidade para participar e continuar a apoiar este trabalho”, reforçou a Dr.ª Maria Manuela de Matos Oliveira.
Saiba mais sobre o Saúde para Todos aqui.