A convite da Embaixada da Colômbia em Portugal, o Presidente do Conselho de Administração do IMVF, Paulo Telles de Freitas participou num encontro com empresários portugueses e colombianos, no dia 13 de novembro de 2017, em Lisboa, no qual foi assinada uma declaração conjunta para a criação de um Conselho Estratégico entre os dois países. Esta iniciativa fez parte da agenda oficial do Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que se encontra a realizar uma visita de Estado a Portugal, e em que foi evidenciado o apoio continuado do nosso país ao Processo de Paz na Colômbia.

Neste contexto, a Cooperação Portuguesa e o IMVF irão implementar nos próximos três anos um projeto de reforço de capacidades agrícolas em regiões afetadas pelo conflito armado na Colômbia. Com um orçamento de cerca de 4 milhões de euros, o projeto será financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para apoiar o Processo de Paz na Colômbia, sendo cofinanciado por contribuições nacionais, incluindo do setor privado português presente na Colômbia.

Com previsão de início em janeiro de 2018, o projeto “Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá” irá apoiar a criação de atividades agrícolas geradoras de rendimento em zonas rurais do Departamento de Caquetá, com vista a melhorar as condições de vida das populações e a contribuir para a consolidação de uma paz duradoura no país.

O IMVF é a primeira ONGD portuguesa a atuar em território colombiano, tratando-se do primeiro projeto nacional aprovado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Colômbia.

Spread the love