A 24.ª missão da especialidade de Oftalmologia a São Tomé e Príncipe e a última de 2017 decorreu entre 30 de setembro a 14 de outubro, contando com uma equipa de 5 profissionais de saúde portugueses do Hospital de Egas Moniz – Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.
Durante as duas semanas de missão foram realizadas 558 consultas, 89 cirurgias, 95 consultas de enfermagem, foram avaliados 3 doentes e realizados relatórios médicos com indicação/proposta de evacuação sanitária para Lisboa, foram realizados mais de 90 estudos ecográficos e biometrias e prescritas lentes de correção a 36 doentes e escolhidas armações, disponibilizadas pela ESSILOR – que serão enviadas oportunamente e de acordo com o protocolo estabelecido para o efeito com esta empresa.
A equipa local de profissionais de saúde recebeu formação on the job no bloco operatório, em termos de instrumentação e circulação, e na consulta de oftalmologia, ao nível da utilização dos diferentes equipamentos disponíveis, na observação e avaliação de doentes no pré e pós-operatório.
A habitual sessão clínica de encerramento da missão foi sobre oftalmologia em idade pediátrica: conjuntivites neonatais, cataratas em idade pediátrica e cuidados de enfermagem e contou com a presença do diretor geral e do diretor clinico do Hospital Dr. Ayres de Menezes. A equipa de médicos portugueses organizou também uma reunião do Núcleo de Oftalmologia do Hospital sobre o tema “Vias Lacrimais”, que segundo o Dr. Luís Dias Pereira foi apresentada “com mérito” pela equipa local de enfermeiros e técnicos.
Para o Dr. Luís Dias Pereira e para a Enf.ª Anabela Raposo, os objetivos propostos para esta missão foram atingidos. “Apurámos uma reorganização profunda na equipa de enfermeiros e técnicos locais que nos têm acompanhado ao longo destes anos. Este grupo de profissionais teve uma atitude profissional e pessoal positiva, quer na relação com os doentes, quer na atividade assistencial que partilhamos. Sempre presentes, motivados e com iniciativa”, afirmou o Dr. Luís Dias Pereira.
A Enf.ª Anabela Raposo refere: “foi com grande satisfação que verificamos que o assistente operacional Sr. Monjardino, que me tem acompanhado desde a minha primeira missão (em junho de 2010), e ao qual tenho dado formação, desenvolve as suas atividades de forma correta, demonstrando aquilo que apreendeu ao longo deste tempo”.
Para 2018 estão já programadas as 3 próximas missões desta especialidade que vão decorrer de 3 a 17 de fevereiro, de 2 a 16 de junho e de 6 a 20 de outubro.
Mais informações em www.saudeparatodos.pt