Foi assinado no dia 5 de dezembro de 2017, em São Tomé, o protocolo para o novo projeto de cooperação na área da educação ACES-STP: Apoio à Consolidação do Ensino Secundário em São Tomé e Príncipe.

O projeto visa consolidar os resultados obtidos nas anteriores intervenções da Cooperação Portuguesa no setor da Educação em São Tomé e Príncipe e, simultaneamente, preparar a intervenção futura no país.

A Educação é um setor prioritário de intervenção da Cooperação Portuguesa no apoio prestado ao desenvolvimento sustentável do país. No quadro das prioridades da política educativa em São Tomé e Príncipe, o projeto que agora se inicia concentra-se no apoio institucional ao Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação (MECCC) e, desse modo, pretende continuar a contribuir para a promoção da qualidade do ensino. O apoio será prestado pela equipa técnica do projeto e por assessorias técnicas externas, nomeadamente, de especialistas ou instituições portuguesas. As atividades previstas contribuirão, em particular, para a capacitação dos serviços centrais do MECCC. Na Região Autónoma do Príncipe permanecerá a presença de professores portugueses para apoio à lecionação de Língua Portuguesa e de Matemática no ensino secundário.

O novo projeto terá a duração de 1 ano, iniciando-se em dezembro do corrente ano.

O projeto ACES-STP é implementado pelo IMVF em estreita parceria com o MECCC e conta com o financiamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Na cerimónia de assinatura do protocolo estiveram presentes o Administrador Executivo e Diretor de Projetos do IMVF, Ahmed Zaky, o Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Luís Gaspar da Silva e o Ministro da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação, Olinto Daio, bem como o coordenador do projeto no país, José Carlos Aragão.

Saiba mais sobre este projeto aqui.

Spread the love