O arranque da campanha de vacinação contra o cancro do colo do útero aconteceu no dia 7 de dezembro de 2017, na Escola Primária de Bombom, em São Tomé e Príncipe, e contou com a presença da Ministra da Saúde de São Tomé e Príncipe, Maria de Jesus Trovoada, do Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Luís Gaspar da Silva, do Presidente da Câmara de Mé-Zóchi, e de representantes no país do IMVF, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
A sessão pública contou com intervenções dos presentes, e no fim procedeu-se à vacinação de 3 meninas. A campanha de vacinação destina-se a meninas de 10 anos e a vacina vai ser administrada nos postos de saúde e nas escolas do arquipélago são-tomense.
A introdução desta vacina no país surge no seguimento de uma campanha de sensibilização para a vacinação contra o Vírus do Papiloma Humana (HPV), o vírus que causa o cancro no colo do útero.
Esta é uma medida que visa fazer face ao aumento do número de casos de cancro no colo do útero diagnosticados nos últimos anos através do rastreio de HPV no país.