A 3ª Conferência de Lisboa realiza-se nos dias 3 e 4 de maio de 2018, na Fundação Calouste Gulbenkian, com o tema “O Desenvolvimento em Tempos de Incerteza”, debatido em 6 painéis – o Poder, a Segurança, a Globalização, o Planeta, as Pessoas e a Europa.

A incerteza é hoje a regra do jogo internacional, com uma administração americana que faz da imprevisibilidade a sua imagem de marca, com uma Europa atravessada por dúvidas e receios, ainda sem instituições à altura dos seus desafios, com uma Rússia desafiadora dos equilíbrios do pós-Guerra Fria, e uma China com uma inédita ambição global. As incertezas que nos rodeiam, sendo preocupantes, tornam este debate mais rico, mais desafiante e mais necessário. Consulte o programa completo aqui.

As Conferências de Lisboa, que são organizadas pelo Clube de Lisboa, realizam-se a cada dois anos e têm como objetivo colocar a capital portuguesa e Portugal no centro dos grandes debates internacionais sobre as questões do desenvolvimento. Participarão nesta 3ª Conferência George Friedman (fundador da Sratfor e atual diretor do Geopolitical Futures), Ivan Timofeev (diretor de programas do Russian International Affairs Council), Montek Singh Ahluwalia (antigo vice-presidente da Comissão do Plano da Índia), Kitty van der Heijden (diretora para Europa e África do World Resources Institute), Abdoulie Janneh (diretor executivo da Fundação Mo Ibrahim), Philippe Marlière (especialista em assuntos europeus no University College of London), entre outros oradores nacionais e internacionais.

A Conferência conta com a intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa na sessão de abertura, e com a do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na sessão de encerramento.

A participação é gratuita, mediante inscrição aqui.

 

Spread the love