O número 34 da revista Cadernos de Estudos Africanos resulta de uma parceria entre o IMVF e o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL, a propósito da divulgação científica dos resultados do projeto “A Coerência das Políticas para o Desenvolvimento – O desafio para uma cidadania ativa em Cabo Verde”, premiado em 2015 no âmbito do concurso “Investigação para o Desenvolvimento”, lançado pelo Camões, I.P. e pela Fundação Calouste Gulbenkian com o objetivo de apoiar a publicação, em revistas científicas, de projetos de cooperação para o desenvolvimento promovidos por ONGD nacionais em parceria com instituições de ensino superior e de investigação.
De destacar os artigos “O Desenvolvimento sem Norte nem Sul”, da autoria de Fernando Jorge Cardoso, “A Coerência das Políticas para o Desenvolvimento: Um instrumento em prol do desenvolvimento?”, da autoria de Patrícia Magalhães Ferreira e ainda a entrevista a Ebba Dohlman, conselheira sénior sobre Coerência das Políticas para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
O projeto “Coerência das Políticas para o Desenvolvimento – O desafio para uma cidadania ativa em Cabo Verde” foi implementado entre 2012 e 2015 pelo IMVF em parceria com a Plataforma das ONG de Cabo Verde e cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões, I.P. e procurou a introdução da Coerência das Políticas para o Desenvolvimento no contexto cabo-verdiano, enquanto mecanismo político e instrumento estratégico já utilizado pela sociedade civil de diversos países europeus, mas ainda desconhecido nos países recetores de Ajuda Pública ao Desenvolvimento. O projeto procurou lançar as bases para o desempenho de um papel mais ativo, informado e interessado, por parte dos cidadãos, na monitorização das políticas para o desenvolvimento. Tal implicou um trabalho de aprofundamento da análise sobre a temática, o qual está ainda em grande medida por realizar, quer ao nível dos conceitos quer da sua aplicação prática em casos concretos.
Os Cadernos de Estudos Africanos são uma publicação editada pelo Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) especializada em temáticas africanas. Esta edição foi elaborada e editada com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Camões, I.P.
Revista disponível aqui.