O 12.º Encontro de Fundações da CPLP vai ter lugar na cidade de São Tomé, em São Tomé e Príncipe, de 9 a 11 de julho de 2018, subordinado ao tema “Desenvolvimento e Sociedade Civil: o contributo das Fundações”, organizado pelo Centro Português de Fundações (CPF) e pelo IMVF, com o apoio de diversas fundações portuguesas e são-tomenses

Os Encontros de Fundações da CPLP realizam-se desde 2003, e têm atualmente periodicidade bienal. São uma iniciativa do Centro Português de Fundações que conta, em cada edição, com o apoio de fundações do país de acolhimento. Já passaram por Lisboa, Praia, Luanda, Maputo, São Paulo e Rio de Janeiro, Cascais e Mindelo.

Em 2018 o Encontro de Fundações da CPLP, na sua 12.ª edição, realiza-se na cidade de São Tomé, onde já havia tido lugar em 2009 (6.º Encontro). Estes Encontros têm como principal objetivo debater o papel das fundações, bem como de outras organizações não governamentais com quem trabalham, no desenvolvimento de cidadãos e comunidades no espaço da CPLP. Constituem também um espaço de contacto entre fundações de língua portuguesa que poderá permitir o estabelecimento de parcerias e projetos comuns a desenvolver nos países da CPLP.

Desde o 10.º Encontro em Luanda (2014) a vertente cultural tem também vindo a destacar-se e no âmbito dos Encontros têm sido inauguradas exposições de artistas lusófonos. Esta 12ª edição inaugurará, no espaço CACAU, mais uma exposição “Autores Lusófonos na Coleção da Fundação PLMJ” com obras de autores em muitos casos apoiados por fundações de língua portuguesa.

No 2.º dia do Encontro os participantes debaterão o contributo das fundações, e de outras ONG, no desenvolvimento enquanto atores determinantes da sociedade civil. Pretende-se salientar o contributo destas organizações no desenvolvimento sustentável e o seu papel no auxílio ao desenho das políticas públicas, em particular as de gestão do território e dos recursos.

Os participantes visitarão ainda dois projetos em São Tomé e Príncipe, em colaboração com o Governo de São Tomé e Príncipe: um na área da inovação em Saúde, desenvolvido pelo IMVF, no Hospital Ayres de Menezes; e outro, de inclusão através da educação, desenvolvido pela Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento, em parceria com a Fundação Alentejo e o Grupo Pestana, que visa a formação em turismo de jovens são-tomenses.

Espera-se que este Encontro possa ser um momento de reflexão entre fundações e outras organizações da sociedade civil, mas também uma constatação de como estas organizações podem contribuir muito positivamente para a formulação de políticas publicas de desenvolvimento, das quais em muitos casos serão os seus principais atores.

O histórico dos Encontros de Fundações da CPLP pode ser consultado aqui.

Consulte o Programa e inscreva-se até dia 29 de junho aqui.

+ infos aqui.