O lançamento do livro decorreu na tarde de 7 de novembro de 2018, na Sociedade de Geografia de Lisboa. Neste livro constam capítulos sobre a atividade da Seção de História da Medicina da Sociedade de Geografia de Lisboa, a introdução e o roteiro da exposição “O Médico em África: a outra face da medicina portuguesa no século XX” e, ainda, sobre as intervenções em África na transição dos séculos XX-XXI do IMVF, da Assistência Médica Internacional (AMI), da Comunidade Médica de Língua Portuguesa e da Global Alliance against Chronic Respiratory Diseases da Organização Mundial de Saúde (GARD-OMS).

O capítulo dedicado ao IMVF, é da autoria do Administrador Executivo e Diretor de Projetos do IMVF, Ahmed Zaky, e pretende dar a conhecer a intervenção do Instituto no setor da Saúde entre 1988 e 2018, em São Tomé e Príncipe e na Guiné-Bissau, com destaque para os programas Saúde para Todos e PIMI – Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil.

Este convite surgiu na sequência da intervenção de Ahmed Zaky no colóquio “O Médico em África: a outra face da medicina portuguesa no século XX”, organizado por esta Seção da Sociedade de Geografia e realizado no dia 28 de outubro de 2017. No decorrer desta conferência, foi também inaugurada a exposição sobre o mesmo tema que incluiu fotografias cedidas pelo IMVF, que fazem parte do espólio do IMVF e dizem respeito, na sua maioria, à prestação de cuidados de saúde nas roças são-tomenses na década de 1920.