Esta é a 1.ª conferência internacional dedicada aos Recursos Naturais, Resiliência e Desenvolvimento e terá lugar no próximo dia 25 de junho, no auditório do edifico sede da EDP (Av. 24 de Julho, 12, Lisboa).

Nesta conferência serão partilhadas experiências e dados contributos para novas perspetivas sobre a governação e gestão dos recursos naturais, com vista a reforçar a paz e promover a resiliência e o desenvolvimento.

Uma governação sustentável, transparente, inclusiva e eficaz dos recursos naturais, tais como a água/oceanos, a terra e as matérias-primas (minerais, petróleo) é fundamental para os países mais frágeis.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável reconhece, de várias formas (incluindo no ODS 12 sobre consumo e produção sustentáveis), a importância da gestão sustentável e utilização eficiente dos recursos naturais. No entanto, a realização destes objetivos é uma tarefa complexa, que depende de fatores políticos, económicos e de segurança, ao nível local, regional e global.

A Conferência contará com um keynote speech de Sir Paul Collier, Professor da Universidade de Oxford, um dos mais reputados especialistas mundiais em Estados frágeis e gestão/governação dos recursos naturais. Tem também analisado as causas e consequências dos conflitos, os efeitos da ajuda ao desenvolvimento nos países ricos em recursos naturais, a urbanização e o investimento privado nas infraestruturas em África.

A participação na conferência é gratuita, sujeita a inscrição aqui.

A conferência é organizada pelo Clube de Lisboa e g7+, a organização intergovernamental de países frágeis e afetados por conflitos e que recentemente escolheu Lisboa como sede da sua delegação na Europa. OCDE – Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., a Câmara Municipal de Lisboa e o IMVF são parceiros desta iniciativa.