O poder local e, mais especificamente, as autarquias são uma área essencial para o desenvolvimento e a consolidação dos Estados. A ação do IMVF nesta área tem como finalidade contribuir para o fortalecimento institucional das entidades públicas dos países onde atua e para a participação da população na vida pública.
Em Portugal, o IMVF tem vindo a atuar em associação com uma rede de municípios parceiros – a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), criada em 2013 e da qual, atualmente, fazem parte 20 municípios portugueses comprometidos com a realização de um trabalho mais estruturado e eficaz no combate à pobreza no âmbito das suas ações de Cooperação para o Desenvolvimento com entidades congéneres nos Países de Língua Oficial Portuguesa.
O IMVF integra o secretariado técnico da RICD – uma iniciativa que nasceu no âmbito do projeto Redes para o Desenvolvimento: da geminação a uma cooperação mais eficiente – e tem trabalhado de forma contínua na formação e capacitação de técnicos municipais e sensibilização das respetivas chefias e munícipes para as questões da Cidadania Global e do Desenvolvimento.
O IMVF assume-se, assim, como um parceiro sólido de todos os municípios que queiram promover projetos e ações que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável, assente nos 5 princípios da Agenda 2030: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.
Os municípios enfrentam diariamente conjunto de oportunidades e desafios, que devem estar alinhados com a Agenda 2030, para que possam ser abordados de forma eficaz e sustentável. Este conjunto de oportunidades e desafios devem constituir um plano de ação para qualquer município que queira assegurar a sua sustentabilidade económica, social e ambiental, em parceria com os demais atores do desenvolvimento.
Os municípios membros da RICD já começaram um processo de inovação, progresso e sustentabilidade, pelo que através da Agenda 2030, tem oportunidade de contribuir e reforçar a ação municipal em prol da necessária transformação social, económica e ambiental.
Da promoção de cidades e comunidades sustentáveis à erradicação da pobreza e fome, da ação climática ao trabalho digno, da saúde ao consumo sustentável, da educação às parcerias sólidas, os temas abordados são o espelho da universalidade dos desafios que hoje enfrentamos.
Saiba mais sobre a RICD e como fazer parte desta Rede aqui.