O IMVF participou na cerimónia de apresentação pública e assinatura de 5 novos contratos de projetos financiados pela União Europeia no valor de 2,5 milhões de euros a serem implementados em todas as ilhas de Cabo Verde. O evento decorreu na manhã do dia 13 de fevereiro, no Palácio da Cultura, Ildo Lobo, na Cidade da Praia.
Estes projetos visam apoiar e reforçar a sociedade civil cabo-verdiana, como ator de desenvolvimento sustentável, na promoção de direitos, na participação ativa das mulheres e jovens e na proteção das crianças em situação vulnerável, e que serão implementados em parceria com autoridades locais e associações cabo-verdianas.
A sessão de abertura contou com o Presidente da Plataforma das ONG de Cabo Verde, Jacinto Santos, com o Presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, Manuel de Pina e com a Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sofia Moreira de Sousa.
Seguiu-se a apresentação e posterior assinatura dos contratos dos projetos financiados ao abrigo do Programa Temático para Organizações da Sociedade Civil e Autoridades Locais 2019/2020, que foram selecionados por concurso público, lançado em abril de 2019.
- Movimento África 70: “Rede social para igualdade das mulheres e dos jovens no desenvolvimento socioeconómico”
- Cooperazione per Sviluppo Paesi Emergenti: “PESSOAS. Participação e Serviços Sociais Operacionais, Acessíveis, Sustentáveis”
- Instituto Marquês de Valle Flôr: “Projeto de Promoção da Inclusão de crianças e jovens portadores de deficiências neurológicas”
- European Partnership for Democracy: “Djuntu pa igualdadi! Uma resposta participativa à violência baseada no género em Cabo Verde”
- Amigos da Natureza: “Aliança para o Direito Humano à Alimentação Adequada e Iniciativas de Empoderamento de Jovens e Mulheres Rurais”
O IMVF, com o apoio financeiro da União Europeia e em estreita parceria com a Federação Cabo-Verdiana das Associações de Pessoas com Deficiência e a SOLMI – Associação de Apoio às Iniciativas de Auto-Promoção, vai desenvolver atividades a favor de crianças e jovens com deficiência neurológica no quadro do projeto de Promoção da Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas, na Ilha de Santiago, com ações de sensibilização de âmbito nacional e que terá início em maio de 2020. O IMVF esteve representado nesta cerimónia pela subdiretora de projetos, Hermínia Ribeiro que referiu “a importância de envolver todas as entidades de referência nacional no setor de intervenção na elaboração da proposta. Foram realizadas duas reuniões presenciais e diversas conversas via Skype por forma a termos uma proposta que corresponde às reais necessidades nacionais.”
O encerramento contou com o Chefe de Cooperação da União Europeia em Cabo Verde, José Roman Leon Lora.
Créditos fotografia: UE Cabo Verde