A Hora do Planeta aproxima-se. No sábado, dia 28 de março das 20h30 às 21h30, apaga a luz e liga-te ao planeta. Milhões de pessoas em todo o mundo vão juntar as suas vozes para promover a nossa “casa comum”, o nosso Planeta.
O IMVF junta-se à luta contra as alterações climáticas. O objetivo desta ação não é “apenas desligar a luz”, é aumentar a consciencialização e agir contra as alterações climáticas e, assim, evitar a perda da biodiversidade de que o nosso Planeta tem sido vítima.
Em tempos de desafios globais, respeitando as preocupações de tod@s, a Hora do Planeta continua a destacar a profunda crise relacionada com a emergência climática e a necessidade de reforçarmos a sensibilização sobre a importância do nosso mundo natural. Que não podemos vencer as mudanças climáticas sem proteger a natureza – e que o efeito nefasto sobre a natureza coloca em causa o nosso bem-estar e a nossa prosperidade. Estamos tod@s juntos na luta contra as alterações climáticas.
Não importa o local, nem a geografia onde moramos. Esta é a Hora em que podemos desempenhar um papel. Mesmo que tenhamos apenas um minuto, cada pequena ação conta para fazer a diferença.
O IMVF, ator do desenvolvimento, através dos projetos que implementa em parceria, assegura nas suas ações a coerência com os 5 Princípios da Agenda 2030 das Nações Unidas: Planeta, Pessoas, Parcerias, Paz e Prosperidade.
E porque acreditamos que a sensibilização é uma ferramenta efetiva de mobilização, dia 28 de março, às 20h30, apagar as luzes por uma hora ou por um minuto, é acender a esperança para nos mantemos unidos na promoção de um mundo mais justo, mais digno e mais sustentável. O nosso mundo.
Dado o atual estado de Contingência, a organização da Hora do Planeta comunicou que não haverá eventos públicos oficiais, pelo que, convida, no entanto, todas as empresas, organizações e municípios a assinalarem na mesma este momento, apagando a luz, e juntando-se a nós num evento em streaming cujas informações serão brevemente divulgadas.
O que é a Hora do Planeta?
Uma ação global em defesa do Planeta.
O maior movimento global contra as alterações climáticas.
A Hora do Planeta, evento histórico da WWF, é um movimento global que une milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o planeta. A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF que em nasceu 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as alterações climáticas.
10 anos depois a Hora do Planeta tornou-se num movimento de sustentabilidade global com mais de 3.5 mil milhões de pessoas em 188 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.
Os principais monumentos internacionais e nacionais apagam as luzes por uma hora no último sábado do mês de março, o número de municípios aderentes no nosso país já chegou aos 120. Este ano esperamos superar este número.
Estamos a viver uma época em que se somam os anos mais quentes da história, com fenómenos meteorológicos extremos cada vez mais frequentes e migrações populacionais devido aos efeitos das alterações climáticas, que conduzem à perda de biodiversidade.
Porque está tudo ligado, porque são duas caras da mesma moeda, a Hora do Planeta quer ligar milhões de pessoas em todo o mundo para que ajam contra as alterações climáticas e a perda de biodiversidade.
Em 2020, a Hora do Planeta pede uma vez mais a união de todos, cidadãos, municípios, empresas e organizações, para apagarem a luz. Não faltam razões para o fazermos.
#ligateaoplaneta #EarthHour