No âmbito do projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, na Colômbia, o programa de rádio Voces Caqueteñas para la Paz continua a ser transmitido quinzenalmente aos sábados entre as 11h e 12h (horário colombiano) a partir da rádio comunitária do município de El Paujil.

O programa tem funcionado como plataforma de consciencialização social e disseminação de conteúdos práticos para a comunidade. A rádio comunitária representa um importante meio de sensibilização, abrangendo as populações rurais, mais afastadas dos centros urbanos. Devido às medidas preventivas impostas pela pandemia COVID-19, foi elaborada uma estratégia para desenvolver os programas remotamente e adotar um modelo de produção a partir das residências dos intervenientes, sem pôr em causa a qualidade ou a cobertura da transmissão.

Até ao momento foram transmitidos 6 programas neste novo formato:

  1. Tips Psicológicos en tiempos de COVID-19 | 28 março 2020
  2. Virtualidad en tiempos de crisis | 11 abril 2020
  3. Administración financiera en família | 25 abril 2020
  4. La mujer y su participación integral en la comunidad | 09 maio 2020
  5. Planes de desarrollo comunitario | 23 maio 2020
  6. Emprendimiento rural | 06 junho 2020

Os próximos programas serão transmitidos nos dias 20 de junho e 4 de julho.

O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá tem uma estratégia de comunicação abrangente que, entre as suas principais linhas de trabalho, promoveu o lançamento do programa Voces Caqueteñas para la Paz, que foi possível através de duas alianças estratégicas: por um lado, o trabalho com a estação, apoiada pelo projeto ao nível da renovação da licença e da compra de equipamentos, e que disponibilizou o espaço e os equipamentos técnicos. Por outro lado, com a SENA, uma escola de formação do Departamento de Caquetá, que apoia os processos especializados de capacitação e assessoria técnica, e com estudantes a recolha de informações e preparação de conteúdos.

Este projeto é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.

Spread the love