A primeira de três conferências online do ciclo “Diálogos Transfronteiriços sobre Participação dos Cidadãos e os ODS” terá lugar no dia 27 de outubro, às 18:00 CET e contará com a participação de Hermínia Ribeiro, subdiretora de projetos do IMVF no webinar “Redes de participação e conhecimento para a cooperação internacional municipal. Experiências globais e ibéricas”.

Organizado pela Coglobal – organização sem fins lucrativos espanhola –, em colaboração com várias redes e entidades andaluzas e das regiões portuguesas do Algarve e Alentejo, a par de outras de cariz internacional, o evento pretende “promover o intercâmbio de conhecimentos e práticas entre instituições locais e outras entidades para reforçar políticas de participação cidadã, no quadro da Agenda 2030 e da cooperação internacional descentralizada” e dirige a atenção essencialmente à Euroregião AAA (Algarve, Alentejo e Andaluzia).

Sob o mote pensar localmente e agir globalmente (e vice-versa), o primeiro webinar vai debater as oportunidades que surgem da cooperação internacional – tais como a participação dos cidadãos, a experiência na gestão de serviços no desenvolvimento local e a inclusão social. O objetivo é fomentar o trabalho em rede e descentralizar a participação política, e, para isso, a troca mútua de conhecimentos e experiências entre atores locais, nacionais e internacionais vai ocupar um lugar de destaque.

Nos últimos anos, a exclusão democrática e o desinteresse político têm-se tornado numa preocupação crescente entre a comunidade internacional, pelo que a Agenda 2030 tornou-os no centro do seu discurso. Assim, os esforços estão virados para facilitar a participação dos governos locais na inovação política a fim de fortalecer a democracia, uma vez que estes mantêm uma relação próxima com os cidadãos.

A apresentação de Hermínia Ribeiro centrar-se-á no trabalho do IMVF na área da cooperação descentralizada, na criação da RICD – Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento e no trabalho conjunto com os municípios portugueses na localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Spread the love