A 16.ª missão da especialidade Cirurgia Pediátrica esteve em São Tomé e Príncipe entre 14 e 21 de novembro de 2020, no âmbito do projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade.

A missão decorreu no Hospital Ayres de Menezes (HAM), na cidade de São Tomé, e contou com os profissionais de saúde portugueses, Dra. Sara Cordeiro Pereira e Enf. José Sobral.

Face à situação pandémica relacionada com a COVID-19 e aos condicionalismos que desta advêm, e por forma a garantir a segurança dos profissionais de saúde e dos doentes, foi necessário repensar a estrutura desta missão, garantindo a priorização dos doentes em condições clínicas urgentes.

Ao longo desta missão foram realizados 5 procedimentos cirúrgicos no bloco operatório, 60 consultas externas, foram propostos 6 doentes para evacuação e discutidos 7 casos clínicos de crianças internadas nas enfermarias de Cirurgia Pediatria e Cuidados Intensivos Neonatais do HAM.

No âmbito da enfermaria, foram ainda realizadas visitas e reavaliações clínicas diárias das crianças internadas e/ou operadas nas enfermarias de Cirurgia/Queimados e Unidade de Cuidados Intensivos, o que constituiu uma oportunidade para sensibilizar e formar os profissionais de saúde e os pais das crianças relativamente aos cuidados no pós-operatório imediato, com disponibilização de toda a medicação necessária.

Para além das ações médicas e de enfermaria, foram também realizadas ações de formação destinadas aos técnicos de saúde são-tomenses, com destaque à formação “Segurança na prestação de cuidados cirúrgicos em Pediatria no Bloco Operatório em contexto de pandemia pela COVID19” e ao seguimento da formação contínua de Cirurgia Pediátrica do Dr. Getiel Teves.

O momento de pandemia vivido é extraordinário e impõe restrições que não podem, no entanto, afetar a qualidade dos cuidados de saúde prestados às crianças de São Tomé e Príncipe. Pelo que, esta missão foi benéfica também para avaliar as condições de segurança e do material de proteção individual no terreno e das dinâmicas e circuitos possíveis no HAM para realização de consultas e cirurgias nestas circunstâncias.

Durante 2021 está prevista a continuação das missões de especialidades médicas em São Tomé e Príncipe, enquadradas no projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade, implementado pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, com o financiamento do Camões, I.P. e da Direção Geral da Saúde de Portugal.

Spread the love