
Os Talibã ainda estão a consolidar o seu governo no Afeganistão, depois de assumirem o controlo do país. No entanto, enfrentam enormes problemas, desde ameaças vindas de fações da Al Qaeda e do Daesh, que enfrentam o novo poder, até catástrofes económicas e humanitárias, com uma enorme crise de fome e o êxodo de mão de obra especializada. Vizinhos influentes, principalmente o Paquistão e o Irão, mas também a Rússia e a China, estão agora, provavelmente mais do que já estavam antes, a exercer a sua própria influência sobre o novo regime. Então, que cenários a curto prazo se podem esperar?
Estas são algumas questões que serão objecto de uma conversa entre o painel. De Nova Iorque, Barnett Rubin, um dos mais conhecidos especialistas sobre o Afeganistão; de Cabul, Shukria Barakzai, activista pelos Direitos da mulher e ex-embaixadora; de Lisboa, Victor Ângelo, ex-Secretário-Geral Adjunto da ONU; do Porto, Cátia Moreira de Carvalho, especialista em psicologia do terrorismo. A conversa será moderada a partir de Coimbra por Bernardo Fazendeiro, professor de Relações Internacionais, que estuda a Ásia Central.
A conversa será em inglês no canal de YouTube e página de Facebook do Clube de Lisboa, bem como na página de Facebook da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Este webinar é organizado pelo Clube de Lisboa e pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, contando com o habitual apoio do IMVF e da Câmara Municipal de Lisboa.