Não obstante a sua ausência dos ecrãs e notícias, na Etiópia, na zona do Tigray, uma região geopoliticamente sensível e perto do mar vermelho, trava-se a guerra mais mortífera da atualidade, com o envolvimento de vários exércitos, incluindo o da Eritreia, com o interesse e envolvimento indireto de potências regionais como o Sudão, Egito, Turquia e globais, como a Rússia e os EUA.
Violações em massa, massacres indiscriminados, animalização do adversário, incineração coletiva de corpos, utilização da fome como arma de guerra, recrutamento de crianças e uso para fins políticos de clivagens religiosas e étnicas, fazem parte do quotidiano desta guerra, que envolve centenas de milhares de soldados, milícias e guerrilheiros, com a utilização de equipamento militar moderno e sofisticado, carros blindados, aviação, mísseis e drones a par de outras armas menos sofisticadas.
Manuel João Ramos, um dos maiores especialistas portugueses na Etiópia e região do Corno de África apresentará o tema, moderado pelo jornalista da RTP África, João Rosário.
O debate será transmitido em direto na páginas de Facebook e canal de YouTube do Clube de Lisboa, onde o público poderá participar com as suas questões e comentários.
As Lisbon Speed Talks são conversas digitais sobre as mudanças globais que afetam as nossas vidas e sociedades, realizadas pelo Clube de Lisboa, com o apoio do IMVF e da Câmara Municipal de Lisboa. Este evento conta com a colaboração da campanha Our Food. Our Food, financiada pela União Europeia no âmbito do Programa DEAR e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.