A Embaixadora da União Europeia, Sónia Neto, foi ontem agraciada com a Medalha da “Ordem Nacional Colinas de Boé”, por Sua Excelência o Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló.

Esta homenagem assume um significado especial. Antes, apenas dois antigos Presidentes portugueses, Mário Soares e Aníbal Cavaco Silva, haviam recebido esta condecoração.

Sissoco Embaló enalteceu o facto de Sónia Neto ser a primeira diplomata do sexo feminino a ser agraciada com a Ordem Nacional Colinas do Boé:

Considerando o empenho pessoal da embaixadora Sónia Neto, que muito contribuiu para o aprofundamento dos laços de cooperação entre a União Europeia e a Guiné-Bissau (..) é-lhe agraciada com a Ordem Nacional Colinas de Boé, como expressão do justo reconhecimento do Estado guineense pelo cumprimento exemplar da sua missão”

Entre as várias conquistas, Sónia Neto destacou a ratificação do acordo de pesca sustentável, o combate à COVID-19, a disponibilização das vacinas contra esta doença, as visitas de altos dignitários de ambos os lados, o patrocínio ao diálogo inter-religioso e ainda disse ter esperanças em como será concretizada “a legítima aspiração da Guiné-Bissau para certificação do pescado”. Com esse dispositivo a Guiné-Bissau poderá, entre outros, vender diretamente o seu pescado ao mercado europeu.

A intervenção do IMVF na Guiné-Bissau financiada pela União Europeia

O IMVF lançou no mês passado dois novos projetos na Guiné-Bissau. Um na área da Saúde – “Apoiar a Saúde Reprodutiva, Materna, Neonatal e Infantil rumo a um Sistema Universal de Cobertura de Saúde na Guiné-Bissau (PIMI III)” e outro na área de da Sociedade Civil – “Observatório da Paz – Nô Cudji Paz”.

O PIMI III pretende contribuir para a redução das taxas de mortalidade materna e de crianças com menos de 5 anos, através de um melhor acesso a cuidados de saúde reprodutiva, materna, neonatal e infantil de qualidade. No evento de lançamento do projeto, a Embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau, Sónia Neto, realçou que melhorar o bem-estar das mães e das suas crianças é um dos principais objetivos para a União Europeia e seus Estados Membros, e o qual determina a saúde da próxima geração. Salientou, ainda, que este tem sido o objetivo do programa PIMI desde 2013, com resultados significativos.

O Observatório da Paz pretende contribuir para o diálogo e a Prevenção da Radicalização e do Extremismo Violento (PREV) na Guiné-Bissau, através do reforço da participação, do trabalho em rede e do estabelecimento de parcerias estratégicas entre OSC e outros atores sociais e políticos, para abordar e prevenir a radicalização e o extremismo violento. Na cerimónia de lançamento, a Embaixadora defendeu a adoção de “uma abordagem holística” que combina o acesso aos serviços básicos com as estratégicas de erradicação da pobreza e desemprego, promoção do desenvolvimento sustentável e da formação com uma “forte tónica na tolerância da qual o povo da Guiné-Bissau é um enorme exemplo”.

De recordar que na semana passada, o Reino de Espanha condecorou a Embaixadora Sónia Neto pelo seu trabalho desenvolvido na Guiné-Bissau.

Espanha agracia com “Ordem Isabel La Católica” embaixadora da UE na Guiné-Bissau

Bissau, 02 ago 2022 (Lusa) – O embaixador da Espanha na Guiné-Bissau, António Zavala, condecorou hoje com o título da “Ordem Isabel La Católica” a representante da União Europeia na Guiné-Bissau, a portuguesa Sónia Neto, em final de missão.

Fontes:
PR guineense agracia embaixadora da UE com Ordem Nacional Colinas do Boé, Observador
PR guineense agracia embaixadora da UE com Ordem Nacional Colinas do Boé, Sapo
PR guineense agracia embaixadora da UE com Ordem Nacional Colinas do Boé, Lusa
Publicação no Facebook da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau
Publicação no Facebook do Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Spread the love